---
title: "RankerX: como criar Web 2.0 de qualidade em escala"
description: "O passo a passo que eu usava para criar dezenas de Web 2.0 premium em poucos minutos com o RankerX. Configuração, captcha, e-mails e indexação."
canonical: "https://ficaadica.com.br/novidades/rankerx-tutorial-web-2-0/"
language: "pt-BR"
type: "BlogPosting"
author: "Paulo Teixeira"
sameAs:
  - "https://www.youtube.com/@FicaaDica"
  - "https://www.instagram.com/pauloctxr"
  - "https://prompthen.ai"
  - "https://anaseo.com"
---

# RankerX: como criar Web 2.0 de qualidade em escala

Este é um registro histórico de uma das ferramentas de automação de SEO que eu mais usava na época: o **RankerX**. Nesse vídeo eu mostro o método que eu utilizava para criar dezenas de Web 2.0 de alta qualidade para os meus projetos, em poucos minutos, com uma taxa de sucesso bem alta.

A ideia é simples: em vez de criar cada conta manualmente, uma por uma, você automatiza esse processo repetitivo e ganha tempo. Eu explico a configuração completa — proxies, captcha, contas de e-mail e indexadores — além de alguns macetes para a ferramenta funcionar bem, porque o RankerX não é nada intuitivo.

Vale como aprendizado de automação e produtividade: a ferramenta mudou, o cenário mudou, mas o princípio de fazer mais com menos esforço continua valendo até hoje.

Olá, aqui é o Paulo Teixeira. Neste vídeo eu vou te explicar o método que eu utilizo para criar dezenas de Web 2.0 para os meus projetos. Só que aqui eu vou explicar usando um programa chamado **RankerX**, e nele você consegue criar as suas Web 2.0 bem fácil, em poucos minutos. E não são quaisquer Web 2.0, são aquelas de alta qualidade, tá?

Na minha opinião, o RankerX é o melhor para criar Web 2.0 premium. Você vai conseguir criar as WordPress, Tumblr e por aí vai — as melhores Web 2.0 ele cria, e com uma taxa de eficiência muito alta. Diferente de outros programas, onde você manda criar e ele cria só 10, 20%. No RankerX a grande maioria, 80, 90%, é a taxa de sucesso dele.

E aqui eu vou te explicar alguns macetes para funcionar bem direitinho, porque o RankerX é meio complicado, tá? É um dos programas de link building mais complicados que tem para mexer, ele não é muito intuitivo.

Caso você esteja se perguntando: "poxa, mas o Paulo fala sobre o GSA, que o GSA é muito bom e tudo mais". O RankerX é muito diferente do GSA. O **GSA SER**, por exemplo, não cria muito bem o Web 2.0 — na verdade, ele não cria nada bem. Web 2.0 para o GSA é um completo caos, ele não trabalha bem para isso. Se você quer criar um tier 1 de Web 2.0 com qualidade, tem que usar um programa bom como o RankerX. Por isso esse vídeo, para você trabalhar com uma rede de links em volta do teu site bem mais segura.

## O básico sobre o RankerX

O RankerX é um programinha que você instala no teu computador. É legal usar num **VPS**, tá? Porque ele precisa ficar aberto sempre. Se você instalar no teu computador pode usar normal, não tem problema, mas se você fechar ele, dá problema.

Quando você instala, ele cria uma janelinha. Nela tem a parte de atualização e a de backup da database. Dá para setar uma configuração e fazer backup diário automático, ou apertar o botãozinho e fazer o backup na hora — já já explico esse backup automático.

Quando você abre essa aplicaçãozinha, ele fica rodando um servidor na tua máquina. Então, se você instala no teu notebook lá em casa, cria uma campanha agendada para amanhã e fecha o programa, ele não roda. Se você deixa várias campanhas agendadas com datas e fecha, ele acaba não rodando. Ele só roda direitinho se você deixar ele aberto. Eu já tive problemas de fechar e a campanha travar, não dar continuidade. Então: **instala no VPS**.

E o RankerX não vinha naquele VPS com as ferramentas; é um programa à parte, então você ia ter que tirar um dinheiro do bolso. Mas não era caro, e valia cada centavo, porque era a única ferramenta que criava Web 2.0 realmente de alta qualidade na época.

Neste vídeo eu vou focar na criação de Web 2.0, porque é o que o pessoal mais precisa para montar um tier de alta qualidade. Mas no RankerX dá para fazer outras coisas: além de criar as contas, você consegue fazer a parte de publicação do conteúdo também.

## Configurando os proxies

Depois de instalar, abre o programa e entra com o teu login de cadastro. Vou explicar todas as abas básicas.

A primeira coisa é ir em **Options**. Lá em **Proxies**, você deixa marcada aquela caixinha, porque ela não vem marcada por padrão, e cola todos os teus proxies embaixo.

Eu recomendo usar pelo menos **10 proxies**, ou mais. Imagina que você quer criar 200 Web 2.0 e tem só 10 proxies — fatalmente algumas contas vão usar vários logins no mesmo proxy. Então, se você tiver só 10 proxies privativos, crie algumas contas, depois crie outras, não crie tudo ao mesmo tempo. Não coloque várias campanhas para rodar de uma vez.

Se você quiser colocar bastante coisa para rodar, trabalhe com no mínimo **30 proxies**. Depois de incluir, seleciona e manda fazer a checagem — ele vai verificar se todos estão bons.

O RankerX mata os proxies muito rápido, bem mais rápido que o GSA. Mas tem uma particularidade: às vezes um proxy aparece como "bad", morto, e depois volta a funcionar direitinho. Ele faz um teste nas plataformas para ver se os proxies conseguem acessar. Então, se você quer trabalhar de forma um pouco mais agressiva, coloca 30 que roda melhor. 10 é só para criar bem pouquinhas contas, bem de leve.

## A questão do captcha

Outra particularidade do RankerX é o captcha. Aqui você **não** vai usar o Captcha Breaker nem nenhum desses de pagamento mensal fixo. Eu recomendo muito o CaptchaTronix para a situação do GSA, porque você tem taxa fixa e ele valida os captchas do Google. Mas no RankerX é diferente: se o teu captcha não funcionar, ele simplesmente pula a criação da conta. O RankerX não é tão teimoso quanto o GSA, que tenta até 10 vezes. Aqui você tem que trabalhar com os melhores captchas que tem.

Atualmente, o melhor captcha é o **2Captcha**. Na descrição do vídeo tem o link para assinar. E é bom colocar um captcha de backup também — o **DeathByCaptcha** durante um tempo foi muito bom; hoje não está tão bom, mas como secundário ajuda bastante.

Tanto no 2Captcha quanto no DeathByCaptcha você paga a cada mil resoluções de captcha. Você resolve mil e tem uma taxa, por exemplo um dólar, dois dólares — na hora de assinar você escolhe os planos. Usando esses dois, você vai ter uma taxa de sucesso bem grande.

E eu falo de não usar o Captcha Breaker ou o Tronix porque eu já tentei no início, para economizar, e a taxa de criação das contas ficou muito baixa. Algumas ele criava, outras não conseguia postar — acabou perdendo muito tempo. Quando você cria Web 2.0 você não gasta tanto captcha quanto no GSA, porque o GSA faz uma coisa muito mais massiva. No RankerX é mais suave.

Então: configura o **2Captcha como primeiro** e o **DeathByCaptcha como segundo**. Se quiser usar outro captcha como secundário, fica livre, mas não use outro como primeiro além do 2Captcha — tanto que a própria plataforma recomenda ele.

> Essa mania do pessoal de querer economizar tudo que pode não funciona para SEO, e não vai funcionar para o RankerX.

Tem também a parte do reCAPTCHA do Google: aqui você coloca o 2Captcha de novo e marca aquela opçãozinha embaixo que diz para usar a nova API, que é mais rápida.

## Spinner e indexadores

Outro ponto é o **Spinner**. Você pode colocar o teu spinner aqui — eu uso o **SpinnerBr**. É simples: coloca o usuário e a API. Essa integração serve para quando você quiser escrever o teu conteúdo direto no RankerX e clicar no botãozinho para ele "spinar". É útil quando você vai montar um conteúdo pequeno, para não ter que usar obrigatoriamente o SEO Content Machine toda vez. Mas isso você só usa na hora de gerar conteúdo — neste vídeo eu mostro só a criação das contas.

Agora, os **indexadores**. Isso é bem importante. Se você criar os teus Web 2.0 e não colocar para indexar, o teu resultado é muito pequeno. Na época eu usava o **Instant Link Indexer**, que era muito bom, o **SpeedLinks**, que era fantástico, e o **Link Processor**. Se quiser usar mais que 3 indexadores, melhora ainda.

Por que indexador é tão importante? Você vai criar tuas campanhas, vai gerar 20, 30, 100 Web 2.0, vai criar o conteúdo, vai dar toda a trabalheira — e o Google não vai indexar. Resultado: perda de tempo e dinheiro. O indexador força o Google a indexar mais rápido. Usando 3 indexadores você tem uma taxa de sucesso bem alta.

E qual é essa taxa? Para você ter ideia: entre 30 a 60 dias, **todos** os meus Web 2.0 e todos os artigos que eu crio neles são indexados. Todos. Os Web 2.0 que o RankerX cria são premium — ele até separa por categoria premium — por isso indexam tão rápido. Existem alguns outros que não são premium e demoram um pouco mais, mas com vários indexadores indexam rápido também.

## Salvando a configuração e o backup automático

Essa é a configuração básica. Depois de configurar tudo, clica em **Salvar** e em **Close**.

Na opção geral, não esquece da questão do backup. Marca a caixinha para fazer o backup automaticamente todos os dias — ela vem desmarcada. Se der alguma pane nos arquivos de instalação e você não tiver backup, perde todos os projetos. O RankerX funciona diferente do GSA, então é importante fazer o backup diário. As opções de threads e tentativas eu deixo no padrão: 3, 10, 5. A gente não trabalha com tantos threads aqui, mesmo tendo bastante proxy como no GSA. Web 2.0 eu não crio aos milhares, então funciona super bem assim.

## A importância dos e-mails

Depois dessa configuração, você precisa de **e-mails**. Vou explicar o benefício de usar e-mail e recomendar um serviço que eu testei e deu resultado melhor — mas fica a teu critério, faça os teus próprios testes.

No RankerX, quando você cria uma campanha, ele te dá a opção de baixar uma conta de e-mail gratuita do próprio programa, ou de trabalhar com as tuas próprias contas. Eu estava tendo dificuldade de ter sucesso: eu queria que 80, 90% das contas dessem certo, e várias não estavam criando. Aí pensei: vou tentar outra situação, vou colocar um e-mail particular meu. E ele acabou criando mais contas.

Percebi que algumas plataformas já identificavam que aquele e-mail vinha do RankerX. Por um tempo elas reconhecem quais são os provedores gratuitos e começam a bloquear. Então eu passei a usar contas de e-mail mais robustas, do **Yandex**, que eram baratinhas e funcionavam super bem. O pessoal que usava RankerX recomendava bastante o Yandex, e no comparativo com outros realmente dava um resultado muito bom.

Na hora de comprar essas contas, você tem que comprar conta que trabalha com **IMAP**, porque se for só POP ele não consegue ler a pasta de spam. Passando o mouse em cima de cada opção, o site mostra se está com IMAP, SMTP e POP ativos. Compre uma que tenha IMAP e SMTP ativos. E é importante pegar conta que já vem com resposta secreta cadastrada, porque se a conta bloquear depois você já tem como recuperar.

Sobre outros provedores: o Mail.ru pode ser usado, mas dá uns bloqueios — ainda assim é melhor do que o gratuito do próprio RankerX. O Yandex é superior, dá uma taxa maior. E não use aqueles e-mails que você usa para o GSA. Por quê? O GSA trabalha com muitas threads, 300 ou mais, lendo os e-mails muito rápido, com vários proxies. O RankerX é muito mais lento para ler e-mail — ele reserva um tempo para isso. Se você colocar aqui um e-mail desses do GSA, ele vai demorar demais para ler todos, achar os e-mails das contas Web 2.0, clicar neles e fazer todo o processo. O resultado fica insatisfatório.

Então, resumindo: compra do Yandex. E uma dica para não esquecer: esse site não aceita pagamento via PayPal de forma nativa. Antes de comprar, vai na parte de **suporte**, abre um chamado, coloca o teu nome, e-mail, diz qual serviço você quer comprar e para que vai usar as contas. Eles fazem uma análise e aprovam o pagamento via PayPal só daquele e-mail que você informou. Provavelmente eles fazem isso porque tinha muita gente que comprava e depois pedia reembolso, então criaram essa política de análise.

Não use Gmail nem Hotmail aqui, que bloqueiam muito rápido. Tem AOL e outros provedores no site — com AOL pode ser que funcione bem, mas eu nunca testei.

## Cadastrando os e-mails no RankerX

Voltando ao RankerX, na aba de lista de e-mail. Antes de clicar em **Add Emails**, você cria um **template** em "email server template list". Adiciona um novo e coloca as informações do Yandex.

Marca **IMAP** e use estas configurações do Yandex:

- **Servidor:** imap.yandex.com (vale tanto para o .com quanto para o .ru, é a mesma coisa)
- **Porta:** 993
- Marca a caixinha de **SSL**

Só precisa cadastrar o IMAP, não precisa do POP. Se você comprar de outro provedor, tipo AOL, pesquisa no Google as configurações de IMAP dele.

Depois você vem em **Email List** e adiciona os e-mails neste padrão: `email|senha` (a barrinha vertical separando e-mail e senha).

## Criando a campanha

Agora vamos ver as plataformas. O RankerX lista plataformas até DA 30 — algumas são novas, outras antigas com autoridade muito boa. Você clica em **Select** para marcar todas. O Facebook e o Twitter pode tirar logo de cara, que ele não vai criar. Tem a questão de dofollow e nofollow, caso queira filtrar — eu não me incomodo com isso, link é link.

Feito isso, na aba de conta você configura o teu **profile**. Aqui entra a questão do e-mail. Para testar, você pode clicar em "download email" e ele baixa um e-mail pré-criado, ou clicar em "download email da minha lista", e ele pega um dos e-mails que você cadastrou. Depois é só clicar em testar — sempre testa o e-mail aqui.

> Eu nunca tive caso de comprar e-mail daquele site e vir podre. Já no Fiverr a qualidade é muito ruim — eu acho que os vendedores entregam o mesmo e-mail para muita gente, e depois de dois, três meses começa tudo a ficar podre. Tive péssima experiência. Naquele site nunca deu problema; eu compro de 500 em 500 e funciona tudo.

Depois do e-mail, clica no botão para gerar os dados automaticamente: nome, sobrenome, usuário e senha. O título do blog ele não gera sozinho, você coloca na mão — pode usar spintax. Nem todas as plataformas puxam esse título, mas é sempre bom colocar.

Uma dica: para deixar mais natural, use nomes mais humanos, nomes brasileiros. No primeiro e segundo bloco de spintax você coloca nomes tipo Emerson, Luana, Claudio, e no outro os sobrenomes. O usuário também você pode montar com palavras tipo "empreendedorismo", "blog", "site". Trabalhe com três blocos de spintax e sempre deixe os números, para ele não gerar nome repetido e travar a criação da conta.

Feito isso, salva. Tem a opção de **agendar** a criação para alguma data. Criação de conta eu nunca agendo, crio na hora. Geralmente eu agendo é a postagem. Então clica em **iniciar projeto**. Se aparecer "running", está rodando. Se não aparecer, é porque tem algum cadastro errado.

Na aba **site list** você filtra por status: coloca "running" e "filter" para ver os que estão rodando, "sucesso" para ver os que deram certo, "falha" para os que falharam.

Uma coisa legal do RankerX é que eles atualizam as plataformas sempre. Tinha umas 15 plataformas que não estavam criando legal, eles fizeram um update e voltou a funcionar. Então, se começar a dar algumas falhas, de tempos em tempos eles trabalham em cima delas e volta a funcionar.

## Reciclando as contas que falharam

O processo agora é esperar ele terminar de criar as contas. Quando termina a criação, ele entra na **verificação dos e-mails** — e é aqui que faz diferença não usar e-mail do GSA, porque essa etapa é extremamente lenta. Ele baixa todos os e-mails e depois acessa um por um. Por isso precisa de uma conexão dedicada para isso.

Num exemplo aqui: de 92 que a gente selecionou, ele criou 74 e 18 deram falha. Quando dá erro de "conta fechada" ou "registro fechado", não tem o que fazer, aquela plataforma realmente não vai criar. Mas algumas falhas são por desconfiança do provedor de e-mail. Já apareceu isso no WordPress.com — eles começaram a barrar os e-mails. Eu criei outro profile com outras contas e aí funcionou. Então, às vezes o programa desconfia do e-mail por algum motivo; não quer dizer que o teu e-mail está queimado, é o provedor.

Dá para reciclar os que deram erro. Vou mostrar: clica em **editar**, desmarca tudo, filtra só os que deram falha, seleciona eles, salva e manda **start project** de novo. Ele vai trabalhar só nesses. 74 já é um número excelente, mas se conseguir reciclar mais um, dois, três, é bom. Reciclou um, foi para 75. Reciclou mais, 76, 77.

> O RankerX, apesar de você conseguir automatizar os processos, é semi-automático. Você meio que vai trabalhando junto com ele. Trabalhar com um pouco mais de cuidado e critério, e não naquele piloto automático que todo mundo ensina por aí, vai gerar uma diferença de resultado nos seus projetos.

Para você comparar: se você tentasse criar essas mesmas contas no **Money Robot**, jamais criaria nas plataformas premium, nem com 2Captcha e proxy dedicado. O Money Robot funciona, mas funciona na primeira marcha. O RankerX funciona na sexta.

## Estratégia de Web 2.0 para projetos sérios

Aproveitando: Web 2.0 também serve para projetos bem sérios. Você cria as contas, depois usa o RankerX para jogar artigo dentro, ou cria as postagens manualmente. Se pegar esse monte de conta e criar as postagens à mão, ou contratar redator, você vai ter uma rede de Web 2.0 com altíssima qualidade.

A gente fez só um profile aqui, com 77 contas. Digamos que você faça 5 profiles — multiplica por 5 e coloca artigo manual em cada um.

Quantas postagens colocar em cada Web 2.0 é muito particular. Não existe estratégia errada, existem várias estratégias. A minha:

- Mantenho meus Web 2.0 rodando de **6 a 12 meses**, alguns até um ano e meio.
- No mínimo **uma postagem por mês** — senão não fica natural. Alguns eu faço duas ou três por mês.
- As primeiras duas ou três postagens **não levam link nenhum**, são postagens normais. Os links entram a partir da terceira ou quarta postagem. Mas isso varia: já teve caso de eu jogar link na segunda postagem. Vai de cada um.

## Baixando as contas

Depois que ele termina a verificação, espera uns 5 minutos e clica de novo na verificação. Esse delay é o tempo de chegar os e-mails na conta. Você vai notar que o número de e-mails verificados aumenta — antes tinha 40, depois de 5 minutos vai para 45. Assim a chance das contas estarem realmente validadas é maior.

Se ao acessar uma conta Web 2.0 ele pedir para validar pelo e-mail, você entra no e-mail do Yandex que usou no cadastro e valida na mão.

Para baixar as contas, vai na campanha, no profile, clica no olhinho. Ali estão todas as contas: site, usuário e senha. Você pode copiar e colar, ou clicar em **exportar** para gerar uma lista que fica melhor de gerenciar. Eu uso o LibreOffice, que já separa as colunas bonitinho.

Detalhe: em duas ou três plataformas, o RankerX troca o e-mail de cadastro por um aleatório (Gmail, Hotmail, AOL). Acho que é um bug. Tenta logar com os dados que estão ali. Já tentei resolver colocando e-mail pessoal e não resolveu, então deixa quieto.

## Fechando

Quando você reproduzir isso trabalhando no RankerX, vai conseguir criar uma quantidade absurda — 77 contas em uns 5 a 10 minutos. Esse tempo é só porque ele demora um pouco para criar as contas e verificar os e-mails. Imagina fazer isso na mão.

Então, se você tem um cliente e quer criar um tier 1 bem seguro, extremamente seguro, a melhor opção é trabalhar com o RankerX. Para gerar conteúdo nas Web 2.0 você usa a ferramenta **Content Buckets** dentro dele, mas isso fica para outro vídeo. O Web 2.0 extremamente seguro é aquele que você cria, acessa, coloca os conteúdos manualmente e mantém uns 12 meses com conteúdo fresco.

Hoje eu faço automação de outras formas, com IA, mas o princípio de fazer mais com menos esforço é exatamente o mesmo.

Se você gostou, deixa a tua curtida e, se ficou alguma dúvida, coloca nos comentários. Um forte abraço!
