Conteúdo duplicado gera punição no Google? Essa é uma das dúvidas mais comuns das pessoas, e com certeza tem relação com um dos maiores problemas que se encontra dentro do SEO: a informação imprecisa.
Muitas pessoas chegam a conclusões equivocadas porque não entendem exatamente como o Google trata os dados, e acabam criando conclusões equivocadas que ganham força e “lei” e são reproduzidas por pessoas com pouco conhecimento em SEO.
Uma dessas informações equivocadas mais curiosas é exatamente essa, sobre conteúdos duplicados.
A maioria das pessoas é incapaz de explicar com propriedade, mas todas afirmam que o conteúdo duplicado gera problemas e pune os sites.
Isso não é totalmente verdade, e eu vou te explicar agora o que é real nessa situação em específico.
Lista de Conteúdo
Originalidade, Autoridade e Spam
Essas 3 palavras podem resumir muito bem a situação, na sua essência.
Conteúdo Original
Um site com conteúdo original vai ser bem referenciado porque as pessoas vão lê-lo, gostar do conteúdo e dividi-lo com outras pessoas, o que gera, com o passar do tempo, a autoridade dentro do ranking do Google.
Conteúdo copiado
Agora, se o seu site não traz nenhum conteúdo original, é apenas a cópia de outro conteúdo, você poderá ter problemas de ranqueamento e indexação, pois ao indexar seu conteúdo, o Google saberá que ele é uma cópia e então essa página, provavelmente, ficará para trás nas pesquisas.
Veja que eu disse “provavelmente”, pois existem casos de sucesso em conteúdo duplicado ou quase todo duplicado.
Um excelente exemplo desse tipo de situação são os sites de notícias, que apesar de terem informações extremamente parecidas, contadas de forma similar, continuam sendo indexados e muitos deles são verdadeiros sucesso de SEO.
Agora, se a gente pensar em conteúdo duplicado sem qualquer sentido, aí ele pode ser considerado como conteúdo Spam pelo Google.
Um exemplo são os agregadores de sites, conhece?
Muitos deles estão aí online e funcionando, mas já houveram vários casos de sites neste estilo serem banidos porque simplesmente o conteúdo deles era 100% cópia automatizada, e o Google resolveu entender que aquele conteúdo todo era gerado automaticamente e tinha baixa qualidade para estar indexado.
Simples?
Na verdade não é tão simples quanto parece, porque sempre existem pequenas exceções aqui e ali, e alguns casos de exceção podem ser mal interpretados como regra e levar as pessoas ao erro.
Se você quer conhecer uma das exceções mais conhecidas, os sites de notícias, clique aqui e leia este artigo especial sobre eles.