Conteúdo duplicado gera punição no Google?

conteudo duplicado gera punicao

Conteúdo duplicado gera punição no Google? Essa é uma das dúvidas mais comuns das pessoas, e com certeza tem relação com um dos maiores problemas que se encontra dentro do SEO: a informação imprecisa.

Muitas pessoas chegam a conclusões equivocadas porque não entendem exatamente como o Google trata os dados, e acabam criando conclusões equivocadas que ganham força e “lei” e são reproduzidas por pessoas com pouco conhecimento em SEO.

Uma dessas informações equivocadas mais curiosas é exatamente essa, sobre conteúdos duplicados.

A maioria das pessoas é incapaz de explicar com propriedade, mas todas afirmam que o conteúdo duplicado gera problemas e pune os sites.

Isso não é totalmente verdade, e eu vou te explicar agora o que é real nessa situação em específico.

Lista de Conteúdo

Originalidade, Autoridade e Spam

Essas 3 palavras podem resumir muito bem a situação, na sua essência.

Conteúdo Original

Um site com conteúdo original vai ser bem referenciado porque as pessoas vão lê-lo, gostar do conteúdo e dividi-lo com outras pessoas, o que gera, com o passar do tempo, a autoridade dentro do ranking do Google.

Conteúdo copiado

Agora, se o seu site não traz nenhum conteúdo original, é apenas a cópia de outro conteúdo, você poderá ter problemas de ranqueamento e indexação, pois ao indexar seu conteúdo, o Google saberá que ele é uma cópia e então essa página, provavelmente, ficará para trás nas pesquisas.

Veja que eu disse “provavelmente”, pois existem casos de sucesso em conteúdo duplicado ou quase todo duplicado.

Um excelente exemplo desse tipo de situação são os sites de notícias, que apesar de terem informações extremamente parecidas, contadas de forma similar, continuam sendo indexados e muitos deles são verdadeiros sucesso de SEO.

Agora, se a gente pensar em conteúdo duplicado sem qualquer sentido, aí ele pode ser considerado como conteúdo Spam pelo Google.

Um exemplo são os agregadores de sites, conhece?

Muitos deles estão aí online e funcionando, mas já houveram vários casos de sites neste estilo serem banidos porque simplesmente o conteúdo deles era 100% cópia automatizada, e o Google resolveu entender que aquele conteúdo todo era gerado automaticamente e tinha baixa qualidade para estar indexado.

Simples?

Na verdade não é tão simples quanto parece, porque sempre existem pequenas exceções aqui e ali, e alguns casos de exceção podem ser mal interpretados como regra e levar as pessoas ao erro.

Se você quer conhecer uma das exceções mais conhecidas, os sites de notícias, clique aqui e leia este artigo especial sobre eles.

Rate this post

Compartilhe este Post

Sobre o Autor

Picture of Paulo Teixeira

Paulo Teixeira

Paulo Teixeira é especialista em SEO.
Iniciou os primeiros projetos na internet nos anos 90.

Diretor de agência digital por 12 anos, hoje segue carreira solo como Consultor SEO, também é autor de diversos treinamentos online.

Destaca-se com especialidades em técnicas de Link Building e Automatização SEO por diversas ferramentas próprias, GSA, ScrapeBox, RankerX, AutoPilot, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

plugins fazem seo
WordPress

Plugins fazem SEO?

Plugins fazem SEO? Muitas pessoas, principalmente as iniciantes em SEO, me perguntam que plugins fazem SEO automaticamente, com poucos cliques. Parece um sonho, não é?

a teoria dos dois publicos - ux vs seo
SEO

UX vs SEO: A Teoria dos dois Públicos

Nem tanto ao Céu, nem tanto a Terra, equilíbrio. As coisas em SEO são mais ou menos assim, e neste artigo vou te explicar o

resultados em seo podem ser garantidos
SEO

Resultados em SEO podem ser garantidos?

Resultados em SEO podem ser garantidos? Muita gente vem falar comigo e traz esse tipo de questão quando eu começo a falar dos resultados que

seo vs sem
SEO

SEO e SEM são a mesma coisa?

SEO e SEM são a mesma coisa? SEO e SEM são coisas bem diferentes e com certeza se tornam complementares, em alguns aspectos, como vou

Picture of Sobre o Autor

Sobre o Autor

Paulo Teixeira é Consultor SEO, começou no ramo web em sua adolescência nos anos 90.

Foi diretor de agência digital durante 12 anos e hoje segue carreira solo dedicando-se 100% a projetos online, treinamentos e Consultoria SEO.

Especialista em técnicas de automatização SEO, Link Building, GSA, Scrapebox e RankerX.

Pesquisar

Categorias

Cadastre-se em nossa newsletter

receba todas as novidades direto no seu e-mail

Quer turbinar seu ranking no Google?

Veja como eu posso te orientar e ajudar a melhorar suas posições no ranking do Google

Rolar para cima