O que são Crawlers?

O que são Crawlers? Normalmente as pessoas simplesmente escutam “robô do Google”, por exemplo, e acham que eles são robôs reais , que ficam passeando pela internet. Por isso decidi explicar com mais calma o que são crawlers.

Lista de Conteúdo

Detalhe importante antes de iniciar a explicação

Diversos programas e buscadores, sites de busca, possuem seu próprio crawler, não é algo exclusivo do Google. 🙂

O que são Crawlers e por que você deveria saber mais sobre eles?

Os crawlers são os chamados “Robozinhos do Google”. Isso basicamente significa que esses programas (sim, os crawlers não tem um corpo físico e nem fazem bip bip) são usados pelo Google para localizar e categorizar a informação dos sites da internet.

Por isso mesmo é importante que você entenda que esses robôs são parte indispensável do processo do SEO, já que eles fazem a leitura do seu site e em resumo, são aquele “outro público” acessando seu site que você precisa atender.

Como isto funciona?

O Google constantemente navega pela internet através dos links, pulando de um site para outro se forem links externos, e pulando de página em página do seu website se forem links internos.

Ao fazer isto, podemos dizer que o Google está “crawleando” seu site, lendo o conteúdo, entendendo o código fonte e inserindo estes dados na base de dados do Google, que futuramente podem ou não ser inseridas no índice de pesquisas do Google.

Como assim Pode ou Não ser Inserido no Google?

O que acontece é que o Google “crawleia” seu site e de milhares de outras pessoas, o tempo todo, e somente o que o Google entender ser relevante é que irá ser indexado no índice de pesquisas do Google.

O que é relevante?

Para resumir, seu conteúdo precisa ser relevante, bom aos olhos do Google para ser indexado.

Se eu não tiver nada relevante?

Se o seu conteúdo for de muito baixa qualidade, copiado ou simplesmente algo que o Google não goste, ele será sim “crawleado” mas não será indexado, então o conteúdo em questão será sempre visto pelo Google mas não será mostrado na pesquisa do Google.

Rate this post

Compartilhe este Post

Sobre o Autor

Picture of Paulo Teixeira

Paulo Teixeira

Paulo Teixeira é especialista em SEO.
Iniciou os primeiros projetos na internet nos anos 90.

Diretor de agência digital por 12 anos, hoje segue carreira solo como Consultor SEO, também é autor de diversos treinamentos online.

Destaca-se com especialidades em técnicas de Link Building e Automatização SEO por diversas ferramentas próprias, GSA, ScrapeBox, RankerX, AutoPilot, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

plugins fazem seo
WordPress

Plugins fazem SEO?

Plugins fazem SEO? Muitas pessoas, principalmente as iniciantes em SEO, me perguntam que plugins fazem SEO automaticamente, com poucos cliques. Parece um sonho, não é?

a teoria dos dois publicos - ux vs seo
SEO

UX vs SEO: A Teoria dos dois Públicos

Nem tanto ao Céu, nem tanto a Terra, equilíbrio. As coisas em SEO são mais ou menos assim, e neste artigo vou te explicar o

resultados em seo podem ser garantidos
SEO

Resultados em SEO podem ser garantidos?

Resultados em SEO podem ser garantidos? Muita gente vem falar comigo e traz esse tipo de questão quando eu começo a falar dos resultados que

seo vs sem
SEO

SEO e SEM são a mesma coisa?

SEO e SEM são a mesma coisa? SEO e SEM são coisas bem diferentes e com certeza se tornam complementares, em alguns aspectos, como vou

Picture of Sobre o Autor

Sobre o Autor

Paulo Teixeira é Consultor SEO, começou no ramo web em sua adolescência nos anos 90.

Foi diretor de agência digital durante 12 anos e hoje segue carreira solo dedicando-se 100% a projetos online, treinamentos e Consultoria SEO.

Especialista em técnicas de automatização SEO, Link Building, GSA, Scrapebox e RankerX.

Pesquisar

Categorias

Cadastre-se em nossa newsletter

receba todas as novidades direto no seu e-mail

Quer turbinar seu ranking no Google?

Veja como eu posso te orientar e ajudar a melhorar suas posições no ranking do Google

Rolar para cima