Onde colocar as palavras chaves de SEO? Primeiramente vamos entender o que são palavras-chave.
As palavras-chave ou keywords em SEO são os termos que você terá como foco em seu website ou página em questão, por isso são chamadas de palavras-chave.
As palavras-chaves SEO precisam ser distribuídas de forma inteligente e coerente com o texto, de forma que os “robôs de busca” tenham a capacidade de entender sobre qual é o assunto foco do conteúdo, e assim considerar o que é ou não relevante dentro da página.
Lista de Conteúdo
Bobagem para humanos, fundamental para Crawlers
Pode parecer “bobagem” para o usuário final, mas para o Crawler do Google é importante que seja inserida todas as keywords/palavras-chave de forma estratégica no conteúdo. Mas sem abusar, pois o texto será lido por humanos, não pense só nos robôs de busca.
Onde posso colocar as palavras-chaves no SEO?
Saber onde inserir as palavras-chave corretamente, pode fazer uma baita diferença no resultado, principalmente em nichos de baixa concorrência, onde seus concorrentes não fazem ideia de como fazer um bom SEO.
Além de uma boa estratégia, você precisará de uma boa pitada de criatividade, pois elaborar textos repletos de palavras-chaves não é nada fácil, tudo tem que ficar o mais natural possível.
Veja abaixo alguns exemplos de onde inserir a palavra-chave foco.
- No título da página
- Logo no começo do texto, na primeira linha ou ao menos no primeiro parágrafo
- Em subtítulos como: H2 e H3
- Em ALT nas imagens
- Ao longo do conteúdo, sempre que possível, mas não exagere
Essa última observação é muito interessante , pois o uso de palavras-chaves dentro de um artigo otimizado para SEO tem de ser moderado, já que a falta de citações de palavra-chave é tão ruim quanto o seu excesso.
Tenha algo em mente, tudo que for de mais é SPAM, e pode chamar atenção do Google para manipulação, e isto fará com que sua posição tenha queda e não melhora.
Qual a quantidade de vezes que devo inserir a palavra-chave no texto?
A isso é dado o nome de densidade de palavra-chave no conteúdo. A densidade é de acordo com o tamanho do artigo.
Uma boa densidade da palavra-chave foco é entre 1~1,5%. Este número pode variar para cima ou para baixo, dependendo de como está sua concorrência e também sobre que tipo de conteúdo está sendo escrito.
Dito isto, se a página tiver 500 palavras no total, uma quantidade interessante da palavra-chave foco no SEO será entre 5 á 7 vezes.
Cuidados com abusos!
Agora que você já sabe onde colocar as palavras-chaves SEO, você precisa entender exatamente como isso pode ser prejudicial ou desagradável em um artigo.
Insira as palavras-chaves com naturalidade e inteligência, evitando que você tenha palavras colocadas de forma irresponsável, mecânica ou fora de contexto.
Sem essa criatividade e inteligência, o texto otimizado para SEO falha em atender o usuário, o humano, que precisa de artigos inteligentes e feitos com o objetivo de responder aquela pergunta.