Por que canibalização de palavras chave pode afetar seu site? A canibalização de palavras-chave é um problema bem mais sério do que se imagina, pelo menos dentro do meu ponto de vista, já que pode destruir o ranking de um site.
A Canibalização de palavras-chave em SEO pode ser um erro bastante comum para iniciantes que acreditam que vão posicionar vários artigos para a mesma ou muito similar palavra-chave.
Lista de Conteúdo
O que é Canibalização de Palavras-chave
A canibalização de palavras-chave acontece quando você tem diversos conteúdos otimizados para SEO na mesma o quase mesma “palavra-chave”.
Quando esse tipo de situação acontece o algoritmo do Google fica “indeciso” a respeito de qual das páginas do seu site com determinada palavra-chave otimizada é o mais relevante, e como consequência ele pode “ficar trocando” de página no resultado de pesquisa, gerando uma piora no ranking a cada troca.
Como funciona essa troca por parte do Google?
Imagine que você tem uma página que foi criada para o termo “Brincos Personalizados”, e tem outra página que foi feita para “Brincos de Ouro Personalizados”.
Para nós humanos é bem claro que são duas coisas diferentes, mas dependendo da forma como foi elaborado o conteúdo, o Google pode não entender qual é mais relevante para determinada keyword.
Então a dica para evitar esse problema, seria não ter nenhuma vez o termo “Brincos Personalizados” (no singular e plural) dentro da página sobre “Brincos de Ouro Personalizados”. E ainda, ter dentro de cada uma delas apenas 1x a keyword com link para a respectiva página, veja detalhes de cada abaixo.
Na página Brincos de Ouro Personalizados
Dentro do conteúdo, tenha certeza de não ter nenhuma vez o termo “Brincos Personalizados”, e além disso, insira apenas 1x o termo “Brincos personalizados” com link para a página foco de “Brincos Personalizados”. Isto vai acabar gerando apenas 1x essa keyword na página dos Brincos de Ouro. E faça o mesmo na outra página.
Com essa linkagem interna e cuidado no conteúdo, o Google vai perceber que o termo em questão linka para a página foco correta, e que em ambas não existem em grande densidade as keywords que poderiam competir entre si.
Evite criar páginas para a mesma palavra-chave
No meu exemplo anterior, mostrei duas palavras-chaves, keywords, que são bastante parecidas e que podem apresentar problemas. Com isto em mente, evite com toda sua força que seu site tenha mais de uma página para a mesma palavra-chave. Se a gente seguir o exemplo anterior, tenha certeza de não ter mais páginas que descrevam algo a respeito do “Brinco de Ouro Personalizado” e também “Brincos Personalizados”, assim o Google não terá problemas em entender qual página é a mais relevante para ser mostrada na pesquisa do Google.
Como identificar se posso ter canibalização de keyword no meu site?
O melhor teste é acompanhar a posição das palavras-chaves e anotar qual página está mostrando na pesquisa, se você perceber que hora mostra uma página e outra hora mostra outra, então você tem canibalização com toda certeza.
Pelo Ahrefs é fácil acompanhar esse problema, veja o gráfico abaixo, é um clássico problema de canibalização, cada vez o Google mostra uma página e isso vai detonando o ranking. Cada cor daquelas é de uma URL que estava sendo apresentada, veja que o gráfico sobe, desce, sobe desce. E isso vai continuar e piorando até que alguém faça um bom trabalho SEO.
Outra dica é usar o próprio Google para fazer uma checagem, faça assim
Na pesquisa do Google coloque site:endereço-do-seu-site “keyword foco”.
Dessa forma você pesquisa no Google somente sobre seu domínio e determina qual é a palavra-chave para isso.
Em muitos casos vão aparecer vários resultados, isso não é sempre um problema, e sua tarefa é abrir cada uma dessas páginas e conferir se você tem diversas vezes a keyword foco inserida em todas essas páginas, se tiver é só remover.
Também recomendo em todas as páginas que aparecerem, inserir apenas 1x a keyword foco com link para a página foco, isso vai fazer com que todas essas páginas “digam” ao Google que a determinada palavra-chave é referente a página foco linkada.
Mas como posso fazer uma SERP domination?
Muitos acabam caindo no erro da Canibalização de keyword ao tentar uma SERP Domination. Se você não sabe, SERP Domination é quando você tenta ocupar diversas posições no Google a partir do seu mesmo site, digamos… pegar a posição 1,2,3,4.
Gostaria de alertar os colegas, a estratégia de SERP domination a partir de um único site está cada vez mais difícil, nas últimas atualizações do Google ficou claro que atualmente o Google só vai indicar 1 resultado por site, ou no máximo 2. Só que esse 2 está bem difícil.
Dito isto, recomendo evitar uma tentativa de SERP domination, sujeito a derrubar seu ranking.