Qual a diferença entre Indexar a Ranquear?

diferença entre indexar e ranquear

Qual a diferença entre Indexar a Ranquear? Eu venho falando uma série de vezes sobre Indexar e Ranquear aqui nos meus artigos, e em alguns comentários eu percebi que as pessoas não entendiam exatamente a diferença entre eles, ou ainda me perguntam com frequência o que são esses termos abrasileirados.

Dessa forma, para resolver essa dificuldade vou trazer uma informação que pode ser dúvida de muitas pessoas, sejam estudantes ou mesmo pessoas que querem saber pelo menos o básico para que consigam contratar um especialista em SEO e link building.

Lista de Conteúdo

O que é Indexar? Como o Google faz isso?

Indexar é um abrasileiramento do ato de colocar catalogar um conteúdo dentro de um índice ( index, em inglês).

Para o Google isso significa basicamente que a página entra no “índice” de pesquisas do Google, isto se o Google considerar que o conteúdo tem qualidade suficiente para ser Indexado.

Praticamente todo e qualquer conteúdo, do mais simples e descuidado ao mais especializado, é eventualmente indexado (se tiver um tantinho de qualidade). O Google precisa localizar algo bem negativo em um determinado conteúdo , como uma duplicação severa ou spam, para não Indexar o conteúdo. Dessa forma, depois de indexar, o conteúdo entra em uma situação de ranking.

Conteúdo duplicado pode indexar

Uma paradinha no artigo, apenas para deixar claro. Conteúdo indexado pode indexar, mas é mais difícil, então tenha em mente que é melhor ter um bom conteúdo original para que ele tenha mais qualidade e seja indexado rapidamente.

O que é ranquear? Por que aqui é que o “jogo” realmente começa?

Considerando que, seu conteúdo foi lido pelo Google, considerado bom o suficiente para ser indexado, então Ok, lá está você no índice do Google. Mas… em que posição? É aqui que entra o que todos querem, melhorar o posicionamento no Índice de pesquisas do Google!

É sempre muito pouco provável que uma pessoa passe da primeira página de buscas do Google logo de cara, claro que isso varia de acordo com a concorrência e trocentos outros fatores. O que quero dizer com “muito pouco provável” é que geralmente os resultados da primeira página resolvem a situação e trazem, na maioria das vezes, a informação desejada, e na maioria dos casos estão bem otimizados para SEO e possuem autoridade suficiente para estarem ali.

Todo mundo quer estar na primeira página do Google, nas palavras-chaves mais interessantes para o seu negócio, mas para isso existe toda uma competição, onde as diversas questões que eu venho falando para você, desde autoridade, conteúdo de qualidade e outras questões que ainda vamos abordar no futuro entram em campo.

Resumindo

Agora espero que você tenha entendido que Indexar é diferente de Posicionar/Ranquear.

Para Indexar basta ter um conteúdo que o Google considere “ok”, já para posicionar você vai precisar de diversos fatores de ranqueamento, pois estará competindo com diversos sites que possuem conteúdo sobre o mesmo assunto.

Rate this post

Compartilhe este Post

Sobre o Autor

Picture of Paulo Teixeira

Paulo Teixeira

Paulo Teixeira é especialista em SEO.
Iniciou os primeiros projetos na internet nos anos 90.

Diretor de agência digital por 12 anos, hoje segue carreira solo como Consultor SEO, também é autor de diversos treinamentos online.

Destaca-se com especialidades em técnicas de Link Building e Automatização SEO por diversas ferramentas próprias, GSA, ScrapeBox, RankerX, AutoPilot, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

plugins fazem seo
WordPress

Plugins fazem SEO?

Plugins fazem SEO? Muitas pessoas, principalmente as iniciantes em SEO, me perguntam que plugins fazem SEO automaticamente, com poucos cliques. Parece um sonho, não é?

a teoria dos dois publicos - ux vs seo
SEO

UX vs SEO: A Teoria dos dois Públicos

Nem tanto ao Céu, nem tanto a Terra, equilíbrio. As coisas em SEO são mais ou menos assim, e neste artigo vou te explicar o

resultados em seo podem ser garantidos
SEO

Resultados em SEO podem ser garantidos?

Resultados em SEO podem ser garantidos? Muita gente vem falar comigo e traz esse tipo de questão quando eu começo a falar dos resultados que

seo vs sem
SEO

SEO e SEM são a mesma coisa?

SEO e SEM são a mesma coisa? SEO e SEM são coisas bem diferentes e com certeza se tornam complementares, em alguns aspectos, como vou

Picture of Sobre o Autor

Sobre o Autor

Paulo Teixeira é Consultor SEO, começou no ramo web em sua adolescência nos anos 90.

Foi diretor de agência digital durante 12 anos e hoje segue carreira solo dedicando-se 100% a projetos online, treinamentos e Consultoria SEO.

Especialista em técnicas de automatização SEO, Link Building, GSA, Scrapebox e RankerX.

Pesquisar

Categorias

Cadastre-se em nossa newsletter

receba todas as novidades direto no seu e-mail

Quer turbinar seu ranking no Google?

Veja como eu posso te orientar e ajudar a melhorar suas posições no ranking do Google

Rolar para cima