A Canibalização de palavras-chave pode destruir seu site

canibalização de palavras-chave

Por que canibalização de palavras chave pode afetar seu site? A canibalização de palavras-chave é um problema bem mais sério do que se imagina, pelo menos dentro do meu ponto de vista, já que pode destruir o ranking de um site.

A Canibalização de palavras-chave em SEO pode ser um erro bastante comum para iniciantes que acreditam que vão posicionar vários artigos para a mesma ou muito similar palavra-chave.

Lista de Conteúdo

O que é Canibalização de Palavras-chave

A canibalização de palavras-chave acontece quando você tem diversos conteúdos otimizados para SEO na mesma o quase mesma “palavra-chave”.

Quando esse tipo de situação acontece o algoritmo do Google fica “indeciso” a respeito de qual das páginas do seu site com determinada palavra-chave otimizada é o mais relevante, e como consequência ele pode “ficar trocando” de página no resultado de pesquisa, gerando uma piora no ranking a cada troca.

Como funciona essa troca por parte do Google?

Imagine que você tem uma página que foi criada para o termo “Brincos Personalizados”, e tem outra página que foi feita para “Brincos de Ouro Personalizados”.

Para nós humanos é bem claro que são duas coisas diferentes, mas dependendo da forma como foi elaborado o conteúdo, o Google pode não entender qual é mais relevante para determinada keyword.

Então a dica para evitar esse problema, seria não ter nenhuma vez o termo “Brincos Personalizados” (no singular e plural) dentro da página sobre “Brincos de Ouro Personalizados”. E ainda, ter dentro de cada uma delas apenas 1x a keyword com link para a respectiva página, veja detalhes de cada abaixo.

Na página Brincos de Ouro Personalizados

Dentro do conteúdo, tenha certeza de não ter nenhuma vez o termo “Brincos Personalizados”, e além disso, insira apenas 1x o termo “Brincos personalizados” com link para a página foco de “Brincos Personalizados”. Isto vai acabar gerando apenas 1x essa keyword na página dos Brincos de Ouro. E faça o mesmo na outra página.

Com essa linkagem interna e cuidado no conteúdo, o Google vai perceber que o termo em questão linka para a página foco correta, e que em ambas não existem em grande densidade as keywords que poderiam competir entre si.

Evite criar páginas para a mesma palavra-chave

No meu exemplo anterior, mostrei duas palavras-chaves, keywords, que são bastante parecidas e que podem apresentar problemas. Com isto em mente, evite com toda sua força que seu site tenha mais de uma página para a mesma palavra-chave. Se a gente seguir o exemplo anterior, tenha certeza de não ter mais páginas que descrevam algo a respeito do “Brinco de Ouro Personalizado” e também “Brincos Personalizados”, assim o Google não terá problemas em entender qual página é a mais relevante para ser mostrada na pesquisa do Google.

Como identificar se posso ter canibalização de keyword no meu site?

O melhor teste é acompanhar a posição das palavras-chaves e anotar qual página está mostrando na pesquisa, se você perceber que hora mostra uma página e outra hora mostra outra, então você tem canibalização com toda certeza.

Pelo Ahrefs é fácil acompanhar esse problema, veja o gráfico abaixo, é um clássico problema de canibalização, cada vez o Google mostra uma página e isso vai detonando o ranking. Cada cor daquelas é de uma URL que estava sendo apresentada, veja que o gráfico sobe, desce, sobe desce. E isso vai continuar e piorando até que alguém faça um bom trabalho SEO.

canibalização ahrefs

Outra dica é usar o próprio Google para fazer uma checagem, faça assim

Na pesquisa do Google coloque site:endereço-do-seu-site “keyword foco”.

Dessa forma você pesquisa no Google somente sobre seu domínio e determina qual é a palavra-chave para isso.

Em muitos casos vão aparecer vários resultados, isso não é sempre um problema, e sua tarefa é abrir cada uma dessas páginas e conferir se você tem diversas vezes a keyword foco inserida em todas essas páginas, se tiver é só remover.

Também recomendo em todas as páginas que aparecerem, inserir apenas 1x a keyword foco com link para a página foco, isso vai fazer com que todas essas páginas “digam” ao Google que a determinada palavra-chave é referente a página foco linkada.

Mas como posso fazer uma SERP domination?

Muitos acabam caindo no erro da Canibalização de keyword ao tentar uma SERP Domination. Se você não sabe, SERP Domination é quando você tenta ocupar diversas posições no Google a partir do seu mesmo site, digamos… pegar a posição 1,2,3,4.

Gostaria de alertar os colegas, a estratégia de SERP domination a partir de um único site está cada vez mais difícil, nas últimas atualizações do Google ficou claro que atualmente o Google só vai indicar 1 resultado por site, ou no máximo 2. Só que esse 2 está bem difícil.

Dito isto, recomendo evitar uma tentativa de SERP domination, sujeito a derrubar seu ranking.

5/5 - (1 vote)

Compartilhe este Post

Sobre o Autor

Picture of Paulo Teixeira

Paulo Teixeira

Paulo Teixeira é especialista em SEO.
Iniciou os primeiros projetos na internet nos anos 90.

Diretor de agência digital por 12 anos, hoje segue carreira solo como Consultor SEO, também é autor de diversos treinamentos online.

Destaca-se com especialidades em técnicas de Link Building e Automatização SEO por diversas ferramentas próprias, GSA, ScrapeBox, RankerX, AutoPilot, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

plugins fazem seo
WordPress

Plugins fazem SEO?

Plugins fazem SEO? Muitas pessoas, principalmente as iniciantes em SEO, me perguntam que plugins fazem SEO automaticamente, com poucos cliques. Parece um sonho, não é?

a teoria dos dois publicos - ux vs seo
SEO

UX vs SEO: A Teoria dos dois Públicos

Nem tanto ao Céu, nem tanto a Terra, equilíbrio. As coisas em SEO são mais ou menos assim, e neste artigo vou te explicar o

resultados em seo podem ser garantidos
SEO

Resultados em SEO podem ser garantidos?

Resultados em SEO podem ser garantidos? Muita gente vem falar comigo e traz esse tipo de questão quando eu começo a falar dos resultados que

seo vs sem
SEO

SEO e SEM são a mesma coisa?

SEO e SEM são a mesma coisa? SEO e SEM são coisas bem diferentes e com certeza se tornam complementares, em alguns aspectos, como vou

Picture of Sobre o Autor

Sobre o Autor

Paulo Teixeira é Consultor SEO, começou no ramo web em sua adolescência nos anos 90.

Foi diretor de agência digital durante 12 anos e hoje segue carreira solo dedicando-se 100% a projetos online, treinamentos e Consultoria SEO.

Especialista em técnicas de automatização SEO, Link Building, GSA, Scrapebox e RankerX.

Pesquisar

Categorias

Cadastre-se em nossa newsletter

receba todas as novidades direto no seu e-mail

Quer turbinar seu ranking no Google?

Veja como eu posso te orientar e ajudar a melhorar suas posições no ranking do Google

Rolar para cima