Muitos dos colegas sabem que eu sou um cara que gosto muito de trabalhar com estratégias de links nofollow, é algo que já compartilhei em alguns grupos e tenho por experiência que funcionam bem.
Por isto eu tenho acompanhado de perto as mudanças que chegaram nesta semana em torno dos links nofollow, mudanças essas de forma oficial pelo Google.
E as ferramentas, como já era esperado, começaram a incluir os novos tipos de links em suas métricas.
Acabo de ver hoje no Ahrefs que já é possível acompanhar quantos links temos do tipo UGC e Sponsored.
O que são estes novos tipos de links?
Se você não sabe, esta semana o Google anunciou dois novos tipos de links bem similares ao nofollow, e além disto mudou a forma como os links nofollow serão considerados.
Eu fiz um post sobre as novidades e também minha opinião sobre as mudanças, você pode ver clicando aqui.
As métricas podem mudar?
Bem, eu acho que pode mudar alguma coisa, mas quase nada.
Digo isto porque já existem estudos do Ahrefs que mostram que eles já consideravam “força” a partir de links nofollow, então agora com a nota oficial do Google sobre mudanças de nofollow… acho que apenas pode ser que considerem um pouco mais 🙂
E o que já davam de força de métrica pra nofollow, creio que vão considerar para os dois novos tipos de links UGC e Sponsored.
Veja essa imagem abaixo, é de um site que só tem links nofollow, perceba que nas métricas do Ahrefs o UR está um tanto alto. Se você não sabe, UR é a métrica para pontuação de URL, e o DR é pontuação do domínio.
E você, o que está achando das mudanças?