SEO ( Search Engine Optimization) são técnicas e marcações a serem usadas em um site para que seja melhor compreendido pelos Motores/Robôs de Busca, e que com isto você possa produzir um conteúdo mais relevante.
Lista de Conteúdo
Relevância? Motores de busca?
Tudo isso soa esquisito para você? Fica tranquilo! Eu vou te ajudar a entender o que são de forma prática e descomplicada.
O que é SEO ?
Afinal, o que é SEO? SEO, além do que falamos mais acima, é uma forma eficiente de melhorar a notoriedade do seu site na internet. Por meio de um trabalho meticuloso e sempre antenado com as novas tendências do Google, o profissional de SEO faz modificações no seu site, visando um melhor ranqueamento na pesquisa do Google.
Melhor Posicionamento
O profissional de SEO é capaz de entender o que o Google em exigindo dos sites para que eles sejam considerados uma boa referência sobre determinado assunto, trazendo esse site antes na lista de buscas de determinada palavra chave.
Palavras-chave
Palavra-chave ou Keyword, é uma das expressões que você vai escutar com mais frequência dentro desse mercado, já que ela é a base central do SEO. Para entender o conceito de palavra chave, você vai ter de entender o funcionamento do Google que, em resumo, é esse:
Todos os sites da internet são verificados pelo algoritmo do Google, vamos chamar de “robôs de busca”.
Esses robôs precisam ser indicados onde procurar, sobre o que é a informação que aquele site está trazendo, e isso é feito por meio da relevância do conteúdo que em meias palavras pode-se de dizer que trata-se da força da palavra-chave dentro de determinado conteúdo. Além do conteúdo, corpo da página, as palavras-chaves são colocadas estrategicamente no título e meta descrição.
Exatamente por isso você verifica que em alguns textos de internet determinada expressão é repetida com alguma frequência dentro do texto. Essa é uma técnica de SEO, para aumentar a densidade de palavra-chave e tornar aquele conteúdo mais relevante para determinado termo.
O maior desafio quando se pensa em aumentar a densidade é elaborar um conteúdo com criatividade de forma que a “repetição” não se torne um problema e que tudo faça sentido dentro do texto.
Ok, mas como tudo isso ajuda no marketing, como ajuda a vender mais?
Essa deve ser a pergunta que você acabou de se fazer, já que conhecer o método não obriga ninguém a entender exatamente como ele pode ser usado para resolver determinada situação.
Para isso, vamos precisar fazer um exercício de “engenharia reversa” e tentar entender como geralmente as pessoas procuram algo na internet. Por exemplo, se eu tenho uma cafeteria na Avenida Paulista, em São Paulo, a expressão “cafeteria avenida paulista” é extremamente interessante para mim, porque eu quero ser uma das primeiras cafeterias a aparecer.
Vamos supor que existem mais 3 cafeterias na paulista. Uma delas nem site tem, uma tem um site sem informação nenhuma, a outra tem mais informações, mas não otimizou o site para SEO e eu, que conheço a idéia do SEO e tenho um especialista comigo, otimizei meu site com imagens e textos, tudo bem feitinho, levando em consideração densidade de palavra-chave e tudo mais que poderia haver no mundo do SEO On Page.
Considerando que ambos os sites tem a mesma autoridade a partir de backlinks, com toda certeza eu vou aparecer na frente dos meus concorrentes, e este melhor posicionamento vai gerar mais negócios para meu estabelecimento, facilitando a procura por quem deseja exatamente o que ofereço: Cafeteria avenida Paulista”.
Com esse exemplo , acredito que ficou claro o quanto o SEO é poderoso e pode ajudar a alavancar suas vendas e se tornar uma estratégia de marketing vital para o crescimento do seu negócio.