Google adiciona novos atributos de links além do Nofollow

novos atributos para links google

Ontem o Google informou que além do atributo nofollow, lançado em 2005, agora temos outros atributos para basicamente informar que o link é patrocinado ou gerado em massa por comentário.

Confuso? Vou resumir o que li e o que entendi sobre isto.

Lista de Conteúdo

Para que serve o nofollow?

O Google sempre indicou o uso de links como nofollow quando:

  • O link for patrocinado, você pagou por ele
  • Você não confia no link e desconfia da qualidade, então pede pro webmaster do site colocar o link como nofollow
  • Na intenção de acabar com o spam em comentários, recomenda-se então usar nofollow para os links em comentários
  • Para se livrar de alguma punição manual, pedindo ou pro site remover seu link ou ainda setar nofollow apenas

Então, o resumo do uso nofollow era para que esse tipo de link não tivesse efeito sobre o ranking, e não enviasse a força do link/PR/Juice até o site que foi linkado. UFA, era só isso o nofollow 🙂

Como era o cenário antes da mudança, segundo o Google

Antes da mudança, links com atributo nofollow eram simplesmente ignorados pelo Google, bem… ok… kkkk… 😂
O Google “fingiria” que os links nofollow não existissem.

A partir de agora, segundo o Google

Links nofollow serão considerados, enfim? Bem… segundo o Google agora o link nofollow é uma dica para fins de classificação. E ele poderá usar o link se julgar necessário, seja pra ranking ou outra coisa.

Outra mudança a partir de 2020

Segundo o Google, a partir de 2020 a mudança no nofollow vai mais além, de forma oficial o Google começará a utilizar links nofollow para fins de rastreamento e indexação.

Uma pequena pausa, opinião minha

Não sei dizer quando isto começou a ser planejado pelo Google, mas já tem um tempo que vejo os links nofollow fazendo diferença, seja para indexar, seja para ranking.

Eu não estou dizendo que o Google vinha mentindo esse tempo todo, só estou dizendo que talvez o Google tenha “testado” essa questão de analisar e considerar nofollow e somente agora tomou a decisão de tornar isso público.

Os novos atributos, irmãos do velho nofollow

Além das mudanças que envolvem o nofollow, dois novos atributos foram inseridos.

O uso deles é bastante parecido com nofollow, tanto que em várias perguntas e respostas no Twitter, a equipe do Google deixou claro que a mudança é opcional e que ela reflete basicamente o que já havia dentro da intenção do nofollow.

Mas aí vem a pergunta, e de fato perguntaram algumas dezenas de vezes…. Pra que mudar?

Bem, volto a minha opinião…: Vejo isto como uma intenção clara de entender melhor o ecossistema da internet, vou falar um pouco disto a seguir.

Como o Google entende o que acontece na internet?

Você já parou pra pensar sobre isto? Afinal como o Google compreende o que é natural, o que faz parte do ecossistema da internet e o que pode ser manipulado ou Spam?

Bem, na minha opinião com base em meus mais de 16 anos neste mercado, o Google lança ferramentas e atualizações para fazer com que o usuário possa dizer ao Google exatamente o que ele quer saber. Sim, somos todos nós que alimentamos o Google, a todo tempo. Quer exemplos?

Links ruins, Spam

Na intenção do Google entender melhor sobre que tipo de link poderia ser classificado como ruim, lançou uma ferramenta para que o webmaster pudesse negar os links que não são naturais e que fossem considerados ruins/spam.

Essa ferramenta, disponível até hoje, fez com que o Google entendesse que tipo de link os proprietários de sites dizem que não querem, que tipo classificam como ruins, e fez uso desta informação para entender melhor que tipo de link é bom ou ruim.

O que tem nessa imagem?

Recentemente o Google tem se esforçado para melhorar a pesquisa por imagens, não foi por acaso que no último Search Masters Brasil(2019) que o Gary trouxe várias dicas e instruções de como fazer o Google indexar e classificar melhor as imagens. E a intenção e resumo disto é que o Google quer entender o que está naquela imagem, se é uma banana, uma pessoa, um quadro, um notebook, ou seja o que for.

E novamente, são as pessoas mostrando ao Google que aquele tipo de imagem é tal coisa, e alimentamos mais uma vez com novos dados, fazendo com que as imagens possam ser melhor compreendidas.

Ok, mas o que isso tem haver com a nova mudança?

Tudo!!! Meus exemplos acima foram apenas pela ilustrar que o Google sempre precisou, e sempre vai precisar, de dados. Estes dados fazem com que o Google melhore sua inteligência artificial e entenda o mundo da internet da melhor forma possível.

Dito isto, para mim, os novos atributos de link vieram para o Google entender de uma vez por todas que tipo de link está sendo usado. Vamos agora dizer ao Google…:
Ei Google aqui é um link gerado por um usuário, um comentário, então está com o atributo “rel=ugc”.

Ei Google, este outro aqui é um link gerado a partir de patrocínio, eu comprei este link, então coloquei o novo atributo “rel=sponsored”.

O que você precisa fazer?

Segundo o Google, nada!

Vejo isto como uma forma de evitar qualquer super esforço desnecessário, afinal o Google lançou algo que é a mesma coisa que o nofollow, certo? Quase certo… o Google criou algo que é como o antigo nofollow, mas que agora tem uma identificação dizendo se é link pago ou comentário(gerado pelo usuário). E não tem nada de errado de essa identificação ser feita somente a partir de agora.

O que vai acontecer a partir de agora?

Imagino que gradativamente as plataformas de sites, WordPress por exemplo, vão adicionar as novas marcações de links UGC e SPONSORED por padrão, e com o tempo teremos elas em pleno uso na internet.

Veja também este gráfico a seguir, o MOZ resumiu em uma tabela toda a mudança, fica mais fácil ainda de entender.

Mudanças no Google Nofollow

 

E aí, o que achou da mudança?

Como toda mudança no Google, sempre gera polêmica e abre brechas para teorias malucas. 😆

E você? O que você achou desta mudança?

5/5 - (10 votes)

Compartilhe este Post

Sobre o Autor

Picture of Paulo Teixeira

Paulo Teixeira

Paulo Teixeira é especialista em SEO.
Iniciou os primeiros projetos na internet nos anos 90.

Diretor de agência digital por 12 anos, hoje segue carreira solo como Consultor SEO, também é autor de diversos treinamentos online.

Destaca-se com especialidades em técnicas de Link Building e Automatização SEO por diversas ferramentas próprias, GSA, ScrapeBox, RankerX, AutoPilot, entre outras.

6 comentários em “Google adiciona novos atributos de links além do Nofollow”

  1. Amei o novo layout, está l vê, rápido , gostoso de ler. São informações técnicas mas passada de uma forma que o usuário entende com facilidade. Parabéns Paulo. Sucesso, Sucesso e muito Sucesso sempre.

  2. Paulo, muito bom seu texto sobre a mudança. Muito esclarecedor realmente.
    No caso de uma pessoa aí que tenha vendido um publipost para algumas agências e não tenha colocado link “nofollow” na época, deixando sem atributo algum, você acha que vale a pena corrigir agora colocando sponsored ou nofollow?
    Será que as agências notariam esta mudança e reivindicariam algo? Abraço

    1. Marcos, eu não mudaria link algum, o que foi feito já está feito. Se tu mudar o tipo do link, pode ser que tenha perda de posições, já que link normal dofollow vai passar o juice de forma direta, enquanto nofollow e também os novos não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

plugins fazem seo
WordPress

Plugins fazem SEO?

Plugins fazem SEO? Muitas pessoas, principalmente as iniciantes em SEO, me perguntam que plugins fazem SEO automaticamente, com poucos cliques. Parece um sonho, não é?

a teoria dos dois publicos - ux vs seo
SEO

UX vs SEO: A Teoria dos dois Públicos

Nem tanto ao Céu, nem tanto a Terra, equilíbrio. As coisas em SEO são mais ou menos assim, e neste artigo vou te explicar o

resultados em seo podem ser garantidos
SEO

Resultados em SEO podem ser garantidos?

Resultados em SEO podem ser garantidos? Muita gente vem falar comigo e traz esse tipo de questão quando eu começo a falar dos resultados que

seo vs sem
SEO

SEO e SEM são a mesma coisa?

SEO e SEM são a mesma coisa? SEO e SEM são coisas bem diferentes e com certeza se tornam complementares, em alguns aspectos, como vou

Picture of Sobre o Autor

Sobre o Autor

Paulo Teixeira é Consultor SEO, começou no ramo web em sua adolescência nos anos 90.

Foi diretor de agência digital durante 12 anos e hoje segue carreira solo dedicando-se 100% a projetos online, treinamentos e Consultoria SEO.

Especialista em técnicas de automatização SEO, Link Building, GSA, Scrapebox e RankerX.

Pesquisar

Categorias

Cadastre-se em nossa newsletter

receba todas as novidades direto no seu e-mail

Quer turbinar seu ranking no Google?

Veja como eu posso te orientar e ajudar a melhorar suas posições no ranking do Google

Rolar para cima