Ontem o Google informou que além do atributo nofollow, lançado em 2005, agora temos outros atributos para basicamente informar que o link é patrocinado ou gerado em massa por comentário.
Confuso? Vou resumir o que li e o que entendi sobre isto.
Lista de Conteúdo
Para que serve o nofollow?
O Google sempre indicou o uso de links como nofollow quando:
- O link for patrocinado, você pagou por ele
- Você não confia no link e desconfia da qualidade, então pede pro webmaster do site colocar o link como nofollow
- Na intenção de acabar com o spam em comentários, recomenda-se então usar nofollow para os links em comentários
- Para se livrar de alguma punição manual, pedindo ou pro site remover seu link ou ainda setar nofollow apenas
Então, o resumo do uso nofollow era para que esse tipo de link não tivesse efeito sobre o ranking, e não enviasse a força do link/PR/Juice até o site que foi linkado. UFA, era só isso o nofollow 🙂
Como era o cenário antes da mudança, segundo o Google
Antes da mudança, links com atributo nofollow eram simplesmente ignorados pelo Google, bem… ok… kkkk… 😂
O Google “fingiria” que os links nofollow não existissem.
A partir de agora, segundo o Google
Links nofollow serão considerados, enfim? Bem… segundo o Google agora o link nofollow é uma dica para fins de classificação. E ele poderá usar o link se julgar necessário, seja pra ranking ou outra coisa.
Outra mudança a partir de 2020
Segundo o Google, a partir de 2020 a mudança no nofollow vai mais além, de forma oficial o Google começará a utilizar links nofollow para fins de rastreamento e indexação.
Uma pequena pausa, opinião minha
Não sei dizer quando isto começou a ser planejado pelo Google, mas já tem um tempo que vejo os links nofollow fazendo diferença, seja para indexar, seja para ranking.
Eu não estou dizendo que o Google vinha mentindo esse tempo todo, só estou dizendo que talvez o Google tenha “testado” essa questão de analisar e considerar nofollow e somente agora tomou a decisão de tornar isso público.
Os novos atributos, irmãos do velho nofollow
Além das mudanças que envolvem o nofollow, dois novos atributos foram inseridos.
O uso deles é bastante parecido com nofollow, tanto que em várias perguntas e respostas no Twitter, a equipe do Google deixou claro que a mudança é opcional e que ela reflete basicamente o que já havia dentro da intenção do nofollow.
Mas aí vem a pergunta, e de fato perguntaram algumas dezenas de vezes…. Pra que mudar?
Bem, volto a minha opinião…: Vejo isto como uma intenção clara de entender melhor o ecossistema da internet, vou falar um pouco disto a seguir.
Como o Google entende o que acontece na internet?
Você já parou pra pensar sobre isto? Afinal como o Google compreende o que é natural, o que faz parte do ecossistema da internet e o que pode ser manipulado ou Spam?
Bem, na minha opinião com base em meus mais de 16 anos neste mercado, o Google lança ferramentas e atualizações para fazer com que o usuário possa dizer ao Google exatamente o que ele quer saber. Sim, somos todos nós que alimentamos o Google, a todo tempo. Quer exemplos?
Links ruins, Spam
Na intenção do Google entender melhor sobre que tipo de link poderia ser classificado como ruim, lançou uma ferramenta para que o webmaster pudesse negar os links que não são naturais e que fossem considerados ruins/spam.
Essa ferramenta, disponível até hoje, fez com que o Google entendesse que tipo de link os proprietários de sites dizem que não querem, que tipo classificam como ruins, e fez uso desta informação para entender melhor que tipo de link é bom ou ruim.
O que tem nessa imagem?
Recentemente o Google tem se esforçado para melhorar a pesquisa por imagens, não foi por acaso que no último Search Masters Brasil(2019) que o Gary trouxe várias dicas e instruções de como fazer o Google indexar e classificar melhor as imagens. E a intenção e resumo disto é que o Google quer entender o que está naquela imagem, se é uma banana, uma pessoa, um quadro, um notebook, ou seja o que for.
E novamente, são as pessoas mostrando ao Google que aquele tipo de imagem é tal coisa, e alimentamos mais uma vez com novos dados, fazendo com que as imagens possam ser melhor compreendidas.
Ok, mas o que isso tem haver com a nova mudança?
Tudo!!! Meus exemplos acima foram apenas pela ilustrar que o Google sempre precisou, e sempre vai precisar, de dados. Estes dados fazem com que o Google melhore sua inteligência artificial e entenda o mundo da internet da melhor forma possível.
Dito isto, para mim, os novos atributos de link vieram para o Google entender de uma vez por todas que tipo de link está sendo usado. Vamos agora dizer ao Google…:
Ei Google aqui é um link gerado por um usuário, um comentário, então está com o atributo “rel=ugc”.
Ei Google, este outro aqui é um link gerado a partir de patrocínio, eu comprei este link, então coloquei o novo atributo “rel=sponsored”.
O que você precisa fazer?
Segundo o Google, nada!
Vejo isto como uma forma de evitar qualquer super esforço desnecessário, afinal o Google lançou algo que é a mesma coisa que o nofollow, certo? Quase certo… o Google criou algo que é como o antigo nofollow, mas que agora tem uma identificação dizendo se é link pago ou comentário(gerado pelo usuário). E não tem nada de errado de essa identificação ser feita somente a partir de agora.
O que vai acontecer a partir de agora?
Imagino que gradativamente as plataformas de sites, WordPress por exemplo, vão adicionar as novas marcações de links UGC e SPONSORED por padrão, e com o tempo teremos elas em pleno uso na internet.
Veja também este gráfico a seguir, o MOZ resumiu em uma tabela toda a mudança, fica mais fácil ainda de entender.
E aí, o que achou da mudança?
Como toda mudança no Google, sempre gera polêmica e abre brechas para teorias malucas. 😆
E você? O que você achou desta mudança?





6 comentários em “Google adiciona novos atributos de links além do Nofollow”
Que bacana, post bem esclarecedor. Agora é esperar e ver se esta “inovação” virá mesmo no WP
#famozin
Amei o novo layout, está l vê, rápido , gostoso de ler. São informações técnicas mas passada de uma forma que o usuário entende com facilidade. Parabéns Paulo. Sucesso, Sucesso e muito Sucesso sempre.
Amigo Camilo, fico feliz que tenha gostado do post e do novo site 🙂
Sucesso pra todos nós!!
Paulo, muito bom seu texto sobre a mudança. Muito esclarecedor realmente.
No caso de uma pessoa aí que tenha vendido um publipost para algumas agências e não tenha colocado link “nofollow” na época, deixando sem atributo algum, você acha que vale a pena corrigir agora colocando sponsored ou nofollow?
Será que as agências notariam esta mudança e reivindicariam algo? Abraço
Marcos, eu não mudaria link algum, o que foi feito já está feito. Se tu mudar o tipo do link, pode ser que tenha perda de posições, já que link normal dofollow vai passar o juice de forma direta, enquanto nofollow e também os novos não.