O que é SEO? Por que ele é tão comentado?

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O que é SEO? Uma pergunta assim pode parecer “atoa” para quem já conhece SEO. Mas semanalmente recebo e-mails de iniciantes, futuros Consultores de SEO e empreendedores que desejam melhorar suas posições no Google, e para estes a dúvida é frequente, não só de como fazer, mas do que isso realmente é.

Por isso mesmo essa pergunta vai ser respondida de forma mais tranquila e direta com esse artigo, que vai trazer uma série de informações que vão te mostrar a importância de entender o SEO antes de contratá-o, ou de decidir seguir uma carreira como especialista em SEO.

Lista de Conteúdo

O que e o SEO?

SEO é um termo em inglês, Search Engine Optimization, é um tipo de otimização que se faz em páginas de um site para fazer com que os buscadores entendam melhor seu conteúdo, tornando mais relevante e ajudando no ranqueamento.

Qual a principal função do SEO?

A principal intenção de se fazer SEO é melhorar o posicionamento do seu website nas pesquisas do Google.

Nós humanos entendemos o conteúdo de uma forma completamente diferente que o Google, digo completamente porque nós conseguimos interpretar as coisas, não é necessário para nós que um título de algo esteja dentro de uma “tag”, se ele for maiorzinho a gente já entende que aquilo está “tentando ser um título”. Mas para o Google isto não é o bastante.

Fatores de ranqueamento

Existem centenas de fatores que são considerados pelo Google para que um site seja classificado na posição X ou Y.

Em uma explicação simplista, para que todos possam entender, estes fatores são otimizações a serem feitas no site, desde um conteúdo mais relevante, carregamento mais rápido, até uma estratégia para aumento de autoridade que trazendo para o mundo real é como se fosse um serviço de assessoria de imprensa.

Sabendo SEO, posso ultrapassar meu concorrente então?

Sim, porém vai depender de diversos fatores. Mas calma, essa não é uma resposta vaga para te deixar ainda mais sem saber o que é SEO, vou explicar de forma simples e resumida sobre isso a seguir.

Faça o dever de casa

Primeiramente, entenda que o Google é um índice de conteúdo, o que o Google mais quer é conteúdo.

Com isto em mente, faça o dever de casa e crie o melhor conteúdo do mundo sobre seu negócio.

Melhore a experiência do usuário

Talvez aqui você precise de um pouquinho de conhecimento, mas vamos lá.

A experiência do usuário é importante para o Google, então você deve ter certeza que seu website carrega rapidamente e que funciona em qualquer dispositivo, seja celular, tablet ou computador.

Arquitetura do site

A melhor forma de entender sobre arquitetura do site é pensar em um Ecommerce, veja, quando você está em uma loja virtual, o que faz você comprar(além de preço e qualidade claro!)?

Facilidade de navegação, isto está ligado a arquitetura do site.

Então você deve fazer com que o usuário consiga navegar facilmente pelo site, com que o usuário e o Google entende que conteudo X pertence a categoria Y e assim por diante.

Esse meu exemplo é só para você ativar sua imaginação, e a partir disso adaptar a sua realidade. Pense assim…:

Imagine que você tem uma empresa onde seus serviços são bem diferentes, então fica complicado misturar tudo em uma página só chamada SERVIÇOS, é neste ponto que você cria diversas páginas, uma para cada serviço e então terá a oportunidade de criar um conteúdo bem relevante para cada página.

Torne-se autoridade no assunto

Quando eu falo em autoridade, imagine que você precisa deixar seu site o mais famoso possível, e trazendo pro mundo real é como se pessoas falassem de você.

É aí que entram os Backlinks! Backlinks são links em sites de outras pessoas/blogs/etc, que indicam seu site a partir do link. Esse link é tipo um “voto”, quanto mais votos, mais popular e com maior autoridade seu site ficará.

Sites de maior autoridade são melhores ranqueados no Google. 🙂

E agora, o que acontece?

A partir daí é estudar mais sobre técnicas SEO e ir aplicando em seu site.

Até para te ajudar, SEO é basicamente separado em SEO On-Page e Off-Page.

Tudo que você faz dentro do site é SEO On-Page, e o que você faz fora do site(como os backlinks) é SEO Off-Page.

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Sobre o Autor

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Paulo Teixeira

Paulo Teixeira é especialista em SEO.
Iniciou os primeiros projetos na internet nos anos 90.

Diretor de agência digital por 12 anos, hoje segue carreira solo como Consultor SEO, também é autor de diversos treinamentos online.

Destaca-se com especialidades em técnicas de Link Building e Automatização SEO por diversas ferramentas próprias, GSA, ScrapeBox, RankerX, AutoPilot, entre outras.

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Sobre o Autor

Paulo Teixeira é Consultor SEO, começou no ramo web em sua adolescência nos anos 90.

Foi diretor de agência digital durante 12 anos e hoje segue carreira solo dedicando-se 100% a projetos online, treinamentos e Consultoria SEO.

Especialista em técnicas de automatização SEO, Link Building, GSA, Scrapebox e RankerX.

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