O que é SEO? Uma pergunta assim pode parecer “atoa” para quem já conhece SEO. Mas semanalmente recebo e-mails de iniciantes, futuros Consultores de SEO e empreendedores que desejam melhorar suas posições no Google, e para estes a dúvida é frequente, não só de como fazer, mas do que isso realmente é.
Por isso mesmo essa pergunta vai ser respondida de forma mais tranquila e direta com esse artigo, que vai trazer uma série de informações que vão te mostrar a importância de entender o SEO antes de contratá-o, ou de decidir seguir uma carreira como especialista em SEO.
Lista de Conteúdo
O que e o SEO?
SEO é um termo em inglês, Search Engine Optimization, é um tipo de otimização que se faz em páginas de um site para fazer com que os buscadores entendam melhor seu conteúdo, tornando mais relevante e ajudando no ranqueamento.
Qual a principal função do SEO?
A principal intenção de se fazer SEO é melhorar o posicionamento do seu website nas pesquisas do Google.
Nós humanos entendemos o conteúdo de uma forma completamente diferente que o Google, digo completamente porque nós conseguimos interpretar as coisas, não é necessário para nós que um título de algo esteja dentro de uma “tag”, se ele for maiorzinho a gente já entende que aquilo está “tentando ser um título”. Mas para o Google isto não é o bastante.
Fatores de ranqueamento
Existem centenas de fatores que são considerados pelo Google para que um site seja classificado na posição X ou Y.
Em uma explicação simplista, para que todos possam entender, estes fatores são otimizações a serem feitas no site, desde um conteúdo mais relevante, carregamento mais rápido, até uma estratégia para aumento de autoridade que trazendo para o mundo real é como se fosse um serviço de assessoria de imprensa.
Sabendo SEO, posso ultrapassar meu concorrente então?
Sim, porém vai depender de diversos fatores. Mas calma, essa não é uma resposta vaga para te deixar ainda mais sem saber o que é SEO, vou explicar de forma simples e resumida sobre isso a seguir.
Faça o dever de casa
Primeiramente, entenda que o Google é um índice de conteúdo, o que o Google mais quer é conteúdo.
Com isto em mente, faça o dever de casa e crie o melhor conteúdo do mundo sobre seu negócio.
Melhore a experiência do usuário
Talvez aqui você precise de um pouquinho de conhecimento, mas vamos lá.
A experiência do usuário é importante para o Google, então você deve ter certeza que seu website carrega rapidamente e que funciona em qualquer dispositivo, seja celular, tablet ou computador.
Arquitetura do site
A melhor forma de entender sobre arquitetura do site é pensar em um Ecommerce, veja, quando você está em uma loja virtual, o que faz você comprar(além de preço e qualidade claro!)?
Facilidade de navegação, isto está ligado a arquitetura do site.
Então você deve fazer com que o usuário consiga navegar facilmente pelo site, com que o usuário e o Google entende que conteudo X pertence a categoria Y e assim por diante.
Esse meu exemplo é só para você ativar sua imaginação, e a partir disso adaptar a sua realidade. Pense assim…:
Imagine que você tem uma empresa onde seus serviços são bem diferentes, então fica complicado misturar tudo em uma página só chamada SERVIÇOS, é neste ponto que você cria diversas páginas, uma para cada serviço e então terá a oportunidade de criar um conteúdo bem relevante para cada página.
Torne-se autoridade no assunto
Quando eu falo em autoridade, imagine que você precisa deixar seu site o mais famoso possível, e trazendo pro mundo real é como se pessoas falassem de você.
É aí que entram os Backlinks! Backlinks são links em sites de outras pessoas/blogs/etc, que indicam seu site a partir do link. Esse link é tipo um “voto”, quanto mais votos, mais popular e com maior autoridade seu site ficará.
Sites de maior autoridade são melhores ranqueados no Google. 🙂
E agora, o que acontece?
A partir daí é estudar mais sobre técnicas SEO e ir aplicando em seu site.
Até para te ajudar, SEO é basicamente separado em SEO On-Page e Off-Page.
Tudo que você faz dentro do site é SEO On-Page, e o que você faz fora do site(como os backlinks) é SEO Off-Page.