O que são Artigos SEO? Artigos SEO são artigos especialmente desenvolvidos para otimizar o encontro de informação com aquela palavra-chave foco e aumentar a autoridade do site em relação com a concorrência. Existem algumas funções com esse tipo de artigo, e esse artigo que você está lendo é um exemplo básico de Artigo SEO. 🙂
Para que você entenda exatamente quais são as funções dos artigos SEO, seja para o usuário, seja para o robô do Google, vamos explicar com calma o que esse tipo de artigo oferece de vantagens e diferenciais para quem precisa demonstrar autoridade e melhorar o posicionamento nas pesquisas do Google.
Lista de Conteúdo
O artigo SEO e os dois públicos
Lembra a minha teoria dos dois públicos? Caso você não tenha lido, veja aqui o artigo sobre isso. 🙂
Continuando… Nessa “teoria dos dois públicos, eu explico sobre o que precisa ser feito tanto para o usuário quanto para os robôs de busca. O artigo SEO é um dos maiores exemplos disso. Sendo um artigo voltado a cativar os humanos, mas também com foco nas principais marcações e estratégias SEO, fazendo com que os robôs de busca possam “entender” melhor o conteúdo e assim ter maiores chances de bom posicionamento no índice de pesquisas do Google.
Não escreva só para o Google
Muitas pessoas fazem especialmente isso, criam artigos vazios de conteúdo de qualidade real, mas que são perfeitos para o Google. Essas pessoas esquecem que em SEO não basta posicionar, você precisa reter o usuário o maior tempo possível.
Vamos fazer um exercício simples sobre isto
Eu quero posicionar um artigo no Google, então eu escrevo o conteúdo pensado para SEO, utilizo diversas técnicas para que este conteúdo seja bem posicionado.
Agora que posicionou, quem vai acessar o artigo? O Google? Não, um humano!
Com isto em mente, não basta criar Artigos SEO com conteúdo pobre, você vai perder aquele usuário em poucos segundos, e todo seu trabalho será em vão.
As diferentes formas de Autoridade
Em SEO quando se fala em autoridade, logo vem a ideia de autoridade conquistada a partir de backlinks, que de fato geram autoridade e transformam seu site em uma grande força aos olhos do Google.
Mas calma, assim como devemos pensar que o conteúdo deve ser escrito para dois públicos, a autoridade também é.
Pense comigo da seguinte forma
Um usuário acaba de pesquisar algo na internet e “puf”, encontra seu website posicionado, ele acessa e lê seu artigo.
Algumas pesquisas a frente, novamente o usuário pesquisa algo e “puf 2”, se depara com um resultado a partir do seu site.
E isto acontece diversas vezes.
Na cabeça do usuário, o humano que não sabe nada de SEO (sim, as pessoas não sabem nada de SEO e isto é comum e não tem nada de errado), você é uma autoridade, pois ele pesquisa coisas e o Google sempre mostra seu site sobre diversos assuntos, então UAUUUU, você é o cara para aquele usuário, famosão!
Seu conteúdo representa a possível fama?
Com o exemplo acima ficou claro como um usuário pensa a respeito das pesquisas, mas e agora se a gente pensar sobre o conteúdo. Será que o conteúdo dos artigos posicionados representam que você é de fato uma autoridade?
É aí que fica claro que existe uma autoridade para pessoas e outro para o Google. Pois nós humanos interpretamos textos, já o Google nem tanto.
Faça o melhor conteúdo SEO
Sempre que possível, desenvolva seu conteúdo da melhor forma possível. E sim, crie Artigo SEO, sem deixar de lado a qualidade do conteúdo.