Você sabe o que são palavras-chaves de cauda longa em SEO? Quando se fala em SEO, os conceitos como cauda longa começam a aparecer. A expressão keyword long tail ou palavra-chave de cauda longa se tornou um sinônimo à “frases chave”mais completas e assertivas, que são fundamentalmente importantes se usadas do jeito certo na sua estratégia.
Isso significa, basicamente, que você precisa aprender a usar as buscas cada vez mais complexas para seu benefício dentro do SEO.
Vou ensinar e discutir com vocês agora as razões pelas quais as palavras de cauda longa podem ser interessantes para muitas estratégias e incluir um pouco do que aprendi com SEM para que você entenda a relação disso com o SEO.
Lista de Conteúdo
O que é a palavra-chave de cauda longa e por que ela é útil?
A palavra-chave cauda longa é, basicamente, quando você potencializa uma frase ou expressão por meio do SEO , ao invés de fazer isso com um conjunto de uma ou duas palavras. É por exemplo a diferença entre usar uma palavra-chave como “dieta seca barriga sem carne” versus simplesmente “dieta”.
No exemplo acima, fica claro que a pesquisa por “Dieta seca barriga sem carne” é uma pesquisa direcionada, mais focada. O usuário então está a procura de um conteúdo específico.
Já o usuário que pesquisa apenas por “Dieta”, quer algo sobre o tema, mas sabe Deus o que ele quer, se é uma Dieta mágica, se é uma dieta sem carne, com legumes, com frutas, etc.
Responda a pergunta do usuário
Quando você cria um artigo com a intenção, o ideal é sempre buscar a palavra-chave que melhor represente a pergunta que o seu conteúdo responde, pois assim você cria algo muito mais poderoso para você, para o Google e para o seu usuário.
Lembra que já tinha comentando com vocês sobre a teoria dos dois públicos? Recomendo a leitura sobre a teoria dos dous públicos, ao entender ela com a estratégia de Calda Longa, seu SEO será bem mais eficiente. 🙂
Quando você segmenta melhor a informação de forma precisa, direciona o tráfego de forma mais exata ao que deseja, e melhora as chances de ter mais conversões do público que vem acessando seu site.
Traga o Google Ads para dentro do SEO
Devemos, sempre que possível, trazer as dicas que o próprio Google da em seu ambiente pago, o Google Ads ( antigo Adwords ), pois é neste ambiente que o Google tem total interesse que você tenha sucesso, ele quer definitivamente que sua campanha tenha o melhor resultado possível e por isso te oferece dicas que ajudarão na formatação do anúncio e também no conteúdo da página de destino.
Relevância
Tenha em mente que a palavra-chave do SEO é relevância, você precisa ser o mais relevante possível para apresentar o que o usuário quer.
Como ser mais relevante no SEO?
Com exatamente o tema deste artigo, com palavras-chaves calda longa!
Mas você precisa ser criativo, e como comentei anteriormente, traga o conhecimento e aprendizado do Google Ads para dentro do SEO, vou explicar mais a seguir.
O que o Google Ads nos ensina?
Por ser uma plataforma paga do Google, ele tem total interesse em oferecer as mais diversas dicas, te mostra tudo, sem segredos para que o anúncio tenha o melhor resultado possível.
Entre as mais diversas dicas, abaixo separei as que tem eu levo para o mundo o SEO e da um excelente resultado para mim e meus clientes.
Prefira palavras-chave exatas do que amplas
Não crie anúncios para palavra-chave “Lente”, pois o usuário que pesquisa lente quer o que? Lente de aumento? Lente para câmera, lente de contato? Lente sabe Deus do que ele quer. Então você acabaria torrando seu orçamento em pessoas que não querem exatamente o que você tem para vender.
Para melhores resultados, crie para o termo “Lente de contato” ou “Lente de contato colorida”, ou ainda “lente de contato comprar”. Estes sim serão termos direcionados ao que você tem a vender, e a chance de conversão aumenta, além de CTR e outros fatores.
Isto que expliquei acima é algo que você aprenderia ao anunciar no Google Ads. Agora pense comigo, da para trazer essa informação para dentro do SEO?
Sim, claro que da!
Então da mesma forma, prefira criar conteúdos relevantes e exatos, do que conteúdos focados em palavras-chaves amplas, pois a chance de você “acertar” o usuário e maior.
Faça o melhor texto sobre 1 coisa
Com toda minha explicação acima, ficou claro que o melhor é escrever da melhor forma possível sobre 1 coisa, e que essa “coisa” seja bastante específica. Seguindo o exemplo, escreva o melhor conteúdo sobre Lentes de Contatos Coloridas, e não a respeito de Lentes.
Faça o mesmo para o Título e Descrição
Novamente, vamos pegar o que o Google ensina na plataforma de anúncios e trazer para o SEO.
Ao criar o título da página, insira a palavra-chave foco, isto tornará o resultado na pesquisa mais relevante, gerando um aumento de CTR e mostrando ao usuário que você definitivamente tem o que ele procura.
A mesma coisa deve ser feito na Descrição, adicione uma ou duas vezes a palavra-chave de calda longa na descrição, isto fará com que seu resultado seja mais relevante e receba mais cliques.
Pra quem já usou Ads sabe, Anúncios mais relevantes tem pontuação melhor e com isto você paga menos o clique do que anúncios pouco relevantes. E a mesma coisa se aplica a SEO, seja mais relevante, receba mais cliques e posicione melhor através de um melhor CTR.
Concorrência menor
Um último detalhe que eu gostaria de compartilhar neste artigo sobre Palavras-chaves de Calda Longa no SEO, é que quanto mais específico você for, menor será sua concorrência.
Pense no seguinte, imagine quantas milhares de páginas existem para “Nike”, mas agora pense quantas será que existem para “Tênis de Corrida Nike Masculino”.
Além de ser mais assertivo, você reduz a concorrência e facilita seu trabalho SEO ao usar palavras-chaves de calda longa com criatividade.
Espero que estas dicas ajudem no sucesso do seu projeto, até a próxima!! 🙂