Para que servem links em SEO? Eu recebo essa pergunta diversas vezes na semana, e a maioria das pessoas ficam simplesmente abismada quando eu explico todas as aplicações que os links têm dentro do SEO, e o quanto eles podem mudar a sua vida de forma especialmente inteligente e interessante.
Lista de Conteúdo
Quais são os usos de links para SEO?
Você tem dois usos principais para os links no SEO, um deles é a linkagem interna, são links que você cria no seu próprio site para navegar entre suas próprias páginas. E o outro método de links são os a partir de sites externos com a intenção de gerar tráfego até seu website e também gerar um aumento de autoridade.
Cada tipo de link em SEO tem seu motivo de existir, para ficar mais claro, explicarei a seguir.
Links externos são como “pessoas falando” bem do seu website
Os links externos são principalmente para gerar um aumento de autoridade, eles são como “votos” de outros sites para o seu, pois através do backlink é como uma recomendação do seu conteúdo, e isto é excelente para o SEO.
Caso você não saiba, ainda hoje os backlinks são um dos principais fatores de ranqueamento, seu website acaba ganhando posições na pesquisa do Google ao receber mais links externos, pois seu site ganhará mais autoridade a cada novo link.
Links de sites externos também podem gerar tráfego, pois alguém pode estar lendo o artigo daquele site externo e “puf”, clicar no link, e então ser direcionado a sua página para ler mais a respeito.
Links Internos são tão importantes como os externos
Os links internos são muitas vezes esquecidos, talvez por falta de conhecimento de o quanto são importantes em uma estratégia SEO.
É uma forma sua de criar um reforço para palavras-chaves internamente, e dizer ao Google quais palavras-chaves representam suas páginas internas. É algo fantástico, muitas vezes deixado de lado.
Vou dar um exemplo simples, imagine que você tem um serviço relacionado a “Manutenção em Ar-Condicionado”, uma forma de linkagem interna, a mais simples que possa existir, é você conferir se no teu site o nome da página se chama realmente “Manutenção em Ar Condicionado”, e se lá no menu das páginas você tem escrito a mesma keyword, e não apenas Serviços.
Exemplo de como deve ser um menu
Veja meu exemplo na imagem a seguir, mas sem risadinhas sobre meu design, ok? 😂
Na primeira nós temos um menu feito de forma correta, a linkagem para as páginas tem a palavra-chave, tanto na parte onde oferece os produtos de Ar-Condicionado quanto na parte de Serviços que é a Manutenção dos Ar-Condicionados.
Já o outro é como as pessoas fazem, infelizmente, por não saberem SEO, e acabam por não aproveitar o potencial da likagem interna do menu.
Seja criativo
O uso inteligente dessas duas estratégias vai te oferecer um melhor resultado em SEO como um todo.
Apenas reforçando que a linkagem interna não é apenas um Menu de páginas, ali foi só um exemplo pra deixar mais didático.
Os links internos podem e devem ser feitos contextualmente, dentro do conteúdo que você está escrevendo em artigos e páginas, fortalecendo assim as palavras-chaves certas para as páginas certas.
Espero que agora tenha ficado claro, e que estas dicas possam ajudar no seu SEO, até a próxima!