Qual a diferença entre Indexar a Ranquear? Eu venho falando uma série de vezes sobre Indexar e Ranquear aqui nos meus artigos, e em alguns comentários eu percebi que as pessoas não entendiam exatamente a diferença entre eles, ou ainda me perguntam com frequência o que são esses termos abrasileirados.
Dessa forma, para resolver essa dificuldade vou trazer uma informação que pode ser dúvida de muitas pessoas, sejam estudantes ou mesmo pessoas que querem saber pelo menos o básico para que consigam contratar um especialista em SEO e link building.
Lista de Conteúdo
O que é Indexar? Como o Google faz isso?
Indexar é um abrasileiramento do ato de colocar catalogar um conteúdo dentro de um índice ( index, em inglês).
Para o Google isso significa basicamente que a página entra no “índice” de pesquisas do Google, isto se o Google considerar que o conteúdo tem qualidade suficiente para ser Indexado.
Praticamente todo e qualquer conteúdo, do mais simples e descuidado ao mais especializado, é eventualmente indexado (se tiver um tantinho de qualidade). O Google precisa localizar algo bem negativo em um determinado conteúdo , como uma duplicação severa ou spam, para não Indexar o conteúdo. Dessa forma, depois de indexar, o conteúdo entra em uma situação de ranking.
Conteúdo duplicado pode indexar
Uma paradinha no artigo, apenas para deixar claro. Conteúdo indexado pode indexar, mas é mais difícil, então tenha em mente que é melhor ter um bom conteúdo original para que ele tenha mais qualidade e seja indexado rapidamente.
O que é ranquear? Por que aqui é que o “jogo” realmente começa?
Considerando que, seu conteúdo foi lido pelo Google, considerado bom o suficiente para ser indexado, então Ok, lá está você no índice do Google. Mas… em que posição? É aqui que entra o que todos querem, melhorar o posicionamento no Índice de pesquisas do Google!
É sempre muito pouco provável que uma pessoa passe da primeira página de buscas do Google logo de cara, claro que isso varia de acordo com a concorrência e trocentos outros fatores. O que quero dizer com “muito pouco provável” é que geralmente os resultados da primeira página resolvem a situação e trazem, na maioria das vezes, a informação desejada, e na maioria dos casos estão bem otimizados para SEO e possuem autoridade suficiente para estarem ali.
Todo mundo quer estar na primeira página do Google, nas palavras-chaves mais interessantes para o seu negócio, mas para isso existe toda uma competição, onde as diversas questões que eu venho falando para você, desde autoridade, conteúdo de qualidade e outras questões que ainda vamos abordar no futuro entram em campo.
Resumindo
Agora espero que você tenha entendido que Indexar é diferente de Posicionar/Ranquear.
Para Indexar basta ter um conteúdo que o Google considere “ok”, já para posicionar você vai precisar de diversos fatores de ranqueamento, pois estará competindo com diversos sites que possuem conteúdo sobre o mesmo assunto.