SEO e SEM são a mesma coisa?

seo vs sem

SEO e SEM são a mesma coisa? SEO e SEM são coisas bem diferentes e com certeza se tornam complementares, em alguns aspectos, como vou deixar claro para vocês neste artigo.

O importante, neste artigo, é mostrar que elas são formas diferentes de tentar conseguir a mesma coisa com uma diferença muito clara, em uma você está fazendo um esforço mais específico para uma ação patrocinada, e no outro você está fazendo um planejamento mais geral e no longo prazo.

Lista de Conteúdo

Qual a diferença do SEO para o SEM, de forma simples?

Entender o SEM em relação ao SEO é simples quando você começa pelas siglas em si. SEO é Search Engine Optimization, SEM significa Search Engine Marketing, simplificando mais ainda, Marketing Pago, Ads.

Entender que SEO e SEM são habilidades complementares, mas não obrigatoriamente a mesma coisa, faz de você uma pessoa mais capaz de compreender a totalidade do marketing envolvendo o Google, vou explicar de uma forma didática para que você seja capaz de entender.

SEM

O SEM é uma campanha de marketing ativa, em que você está pagando para cada clique dado no conteúdo que você está anunciando. Nesta modalidade os resultados são imediatos, tão rápidos quanto você puder colocar dinheiro no Google e criar seu anúncio, e então pronto, lá está seu website aparecendo na pesquisa patrocinada do Google.

SEO

Trata-se de ações para melhorar o posicionamento orgânico no Google no índice de pesquisas não pago. Este tipo de trabalho requer ações e resultados a longo prazo porque é aqui que você deve demonstrar ao Google que seu conteúdo é mais relevante, de melhor qualidade e que tem mais autoridade. E todos esses “e isso, e aquilo” levam um certo tempo.

Eu preciso escolher entre SEO e SEM?

De forma alguma! O SEO e o SEM devem ser usados em conjunto!

Um bom exemplo disso é o projeto que você poderá utilizar campanhas patrocinadas no Google enquanto está trabalhando o SEO das mesmas palavras-chaves, e conforme for posicionando através do SEO, poderá ir reduzindo seus investimentos naquelas palavras-chaves a partir de anúncios pagos.

A ideia é sempre ser visto, seja pagando para o Google ou posicionando organicamente!

Rate this post

Compartilhe este Post

Sobre o Autor

Picture of Paulo Teixeira

Paulo Teixeira

Paulo Teixeira é especialista em SEO.
Iniciou os primeiros projetos na internet nos anos 90.

Diretor de agência digital por 12 anos, hoje segue carreira solo como Consultor SEO, também é autor de diversos treinamentos online.

Destaca-se com especialidades em técnicas de Link Building e Automatização SEO por diversas ferramentas próprias, GSA, ScrapeBox, RankerX, AutoPilot, entre outras.

1 comentário em “SEO e SEM são a mesma coisa?”

  1. GLAUBER FERREIRA DAMASCENO

    Olá Paulo! Tudo bem?
    Será que você pode me ajudar?
    Além do buyaccs.com você indicaria outro site para comprar e-mail?
    Grato desde ja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

plugins fazem seo
WordPress

Plugins fazem SEO?

Plugins fazem SEO? Muitas pessoas, principalmente as iniciantes em SEO, me perguntam que plugins fazem SEO automaticamente, com poucos cliques. Parece um sonho, não é?

a teoria dos dois publicos - ux vs seo
SEO

UX vs SEO: A Teoria dos dois Públicos

Nem tanto ao Céu, nem tanto a Terra, equilíbrio. As coisas em SEO são mais ou menos assim, e neste artigo vou te explicar o

resultados em seo podem ser garantidos
SEO

Resultados em SEO podem ser garantidos?

Resultados em SEO podem ser garantidos? Muita gente vem falar comigo e traz esse tipo de questão quando eu começo a falar dos resultados que

quanto tempo deve demorar o seo
SEO

Quanto tempo deve demorar o SEO?

Quanto tempo deve demorar o SEO? Essa é um pergunta que eu ouço dos meus clientes e de amigos quase diariamente, já que as pessoas

Picture of Sobre o Autor

Sobre o Autor

Paulo Teixeira é Consultor SEO, começou no ramo web em sua adolescência nos anos 90.

Foi diretor de agência digital durante 12 anos e hoje segue carreira solo dedicando-se 100% a projetos online, treinamentos e Consultoria SEO.

Especialista em técnicas de automatização SEO, Link Building, GSA, Scrapebox e RankerX.

Pesquisar

Categorias

Cadastre-se em nossa newsletter

receba todas as novidades direto no seu e-mail

Quer turbinar seu ranking no Google?

Veja como eu posso te orientar e ajudar a melhorar suas posições no ranking do Google

Rolar para cima