Nem tanto ao Céu, nem tanto a Terra, equilíbrio. As coisas em SEO são mais ou menos assim, e neste artigo vou te explicar o porque você deve pensar e montar seu site com pensamento em dois Públicos: O Google e o Usuário!
Uma das discussões que eu considero mais interessantes sobre SEO nos últimos tempos, são sobre quem seria o público do site. Algumas pessoas acreditam que o site deve ser totalmente escrito para os padrões do Google, mesmo quando isso sacrifica um pouco a experiência do usuário. Outras porém acreditam que usuário vai trazer toda a diferença para o site, e que como o Google diz que você deve priorizar o usuário, então se for bom para o usuário… será bom para o Google.
Porém, na minha opinião, ambos os públicos podem e devem ser atendidos, já que ambos são importantes para o desenvolvimento da sua estratégia, e assim conseguimos extrair o melhor dos dois mundos!
Dessa forma eu comentar e mostrar mais sobre como é possível acender os ambos públicos e desenvolver conteúdo pensando em ambos os ambiente: seja UX ou SEO.
Lista de Conteúdo
O que é UX?
Ux, ou User Experience, é uma tendência relativamente nova dentro da ciência da computação, que tenta melhorar a interação do usuário final com o software usando engenharia reversa e outras questões. A intenção aqui é fazer com que o usuário tenha um ambienta fácil, que tudo faça sentido pra ele, que tenha uma melhor e mais completa experiência possível. Então aqui pensamos 100% no usuário.
O que é SEO?
SEO, ou Search Engine Optimization, é uma forma de otimizar o conteúdo para ele ser melhor identificado e lido pelos mecanismos de busca, como o Google, e tem como meta um melhor posicionamento no índice de buscas do Google.
Diversas técnicas de SEO se fazem por código, marcações em tags e técnicas de densidade de palavra-chave, para assim elaborar um conteúdo que possa ser considerado bem otimizado para SEO. Então aqui pensamos basicamente no robô.
O que acontece?
Pelo menos no meu ponto de vista, você não consegue desenvolver uma estratégia realmente eficiente com apenas um deles, ignorando totalmente o outro.
Um site com conteúdo totalmente pensado para o Google, sem nenhum tipo de trabalho para oferecer as melhores formas de visualização e compreensão, além de uma escrita cativante, vai falhar.
Esse tipo de conteúdo pensado só para o Google pode posicionar? Sim, pode, já fiz testes disso, textos horríveis super bem trabalhados SEO posicionaram, mas obviamente não vão converter, basta o usuário acessar e ler um pouco e “puf”… caiu fora, pois a página não está falando na língua que o usuário quer.
Da mesma forma, por exemplo, não é possível escrever exatamente como um jornalista de mídia tradicional, esquecendo que as palavras-chaves precisam ser inseridas estrategicamente no conteúdo, que os títulos e sub-títulos não podem ser apenas fontes maiores em negrito, esquecer a linkagem interna para fortalecer keywords de outras páginas, e tantos outros detalhes SEO. Aqui, a melhor e mais incrível história vai fracassar por não conseguir posicionar.
Nestes casos, total descaso com SEO, o posicionamento será um desafio extremo, seria como se você tivesse carregando uma mala de pedras nas costas. A tarefa para subir nas pesquisas do Google será com toda certeza muito mais difícil.
O equilíbrio é a chave para o sucesso!
Agora, se você pensar em uma pessoa que equilibra a linguagem de SEO e a Jornalística, faz um texto cativante e interessante, que leva a pessoa a ler de forma bem fluida e divertida, insere corretamente as tags onde devem estar, solicita ao programador para oferecer uma plataforma de conteúdo que possa facilitar as diversas necessidades de SEO como títulos, ALT em imagens, linkagem interna entre diversas páginas com valorização da keyword foco, rápido carregamento para o usuário ficar confortável na navegação móvel, e tantos outros. Esse com toda certeza terá uma facilidade maior de ranqueamento, pois o conteúdo está para o Google, assim como está para o usuário.